Quem esperava uma trail com o motor 250 cc da nova Twister vai continuar esperando... A Honda já havia informado que não tinha intenção de encerrar a produção da XRE 300, e aí está a linha 2016 da conhecida trail para provar o contrário. A moto foi ligeiramente atualizada no estilo, traz novo painel e passa a oferecer três anos de garantia, sem limite de quilometragem, além de óleo grátis nas sete primeiras revisões.
As novidades visuais aparecem nas carenagens, grafismos e no novo painel de instrumentos do tipo blackout, que lembra o da Twister e oferece melhor visualização que o da versão antiga. O visor traz informações de velocidade, nível de combustível, tacômetro, hodômetro total e parcial, e luzes espias.
Mudanças incluem ainda um novo tanque de combustível com maior capacidade (13,8 litros) e a tampa do tanque do tipo aviação, prática e com desenho mais bacana. Também são novos os comandos do guidão, adotando a atual disposição dos botões de outras motos Honda, com a buzina acima da seta.
O motor monocilíndrico de 291,6 cc e duplo comando (DOHC) não sofreu alterações, mantendo a injeção flex e os 25,6 cv de potência e 2,8 kgfm de torque com etanol. Da mesma forma, o câmbio de cinco marchas foi mantido - não recebendo, portanto, o câmbio de seis velocidades da Twister, que a Honda diz ter desenvolvido especificamente para a street.
À venda a partir de março, a XRE 2016 tem preço sugerido de R$ 15.560 na versão standard (vermelha metálica, preta fosca e branca fosca) e de R$ 17.750 na versão com freios C-ABS (combinados e anti-travamento), esta exclusivamente na cor vermelho rally.
Galeria: Honda atualiza XRE 300 para a linha 2016 com preços a partir de R$ 15.560