Responsável por elevar o moral (e as vendas) da Yamaha Brasil no último ano, com as nakeds 09 e 07, a linha MT (Master of Torque) vai aumentar em 2016. Conforme apresenta a marca em seu estande no Salão Duas Rodas, no ano que vem chegam a tourer MT-09 Tracer e a pequena MT-03.
Já prevista como lançamento para janeiro, a Tracer é a versão "turismo" da MT-09. Compartilha com a naked o chassi, as suspensões e o motorzão 850 cc de 3-cilindros e 115 cv, mas possui posição de pilotagem elevada, carenagem frontal com amplo para-brisas (ajustável) e um banco em dois níveis mais confortável para piloto e garupa, além de alças laterais.
Mas não é só: a Tracer também vem equipada com faróis duplos exclusivos, com feixes de LED, novos comandos de punhos, guidão elevado com protetores de mão e um tanque de maior capacidade, 18 litros (4 a mais que a naked). Na parte eletrônica, a novidade fica por conta do controle de tração, além de manter o acelerador eletrônico com três modos de atuação.
Disponível nas cores cinza fosco e vermelho escuro, ambas com detalhes imitando fibra de carbono, a Tracer ainda tem um painel de instrumentos maior e mais vistoso que o da naked, acompanhando o estilo mais encorpado da moto. As vendas começam entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, com preço de R$ 45.990 já com ABS.
Se a Tracer era esperada, a surpresa da Yamaha ficou por conta da exposição da novíssima MT-03, recém-lançada na Europa. Oficialmente, a empresa diz que está mostrando o modelo para medir a aceitação do público (da mesma forma como está fazendo com o scooter NMax 160), mas a verdade é que ela já tem data para chegar ao Brasil: segundo semestre de 2016, com a mira apontada para a Kawasaki Z300. Com isso, a Yamaha mantém sua promessa de fazer um grande lançamento a cada seis meses no Brasil, sendo que a atração para o primeiro semestre do próximo ano será justamente o NMax 160.
Versão naked da recém-lançada R3, a MT-03 compartilha de toda a mecânica da pequena esportiva, como o motor bicilíndrico de 320 cc, com 42 cv, e o câmbio de seis marchas. Até mesmo o painel de instrumentos é igual ao da R3, com conta-giros analógico e visor digital com velocímetro e indicador de marcha. O que muda é a dianteira com farol único (com desenho que remete à MT-09) e ausência de carenagem na frente. Os preços deverão ficar cerca de R$ 2 mil abaixo da R3, ou seja, a partir de R$ 18 mil em valores atuais.
Por fim, a Yamaha trouxe também a linha 2016 da MT-09, com novas cores e grafismos. Já a MT-07, mais recente, segue sem alterações.
Texto e fotos: Daniel MessederGaleria de fotos: Linha Yamaha MT 2016
Galeria: Salão Duas Rodas: família MT da Yamaha vai crescer com MT-03 e MT-09 Tracer