De acordo com relatório publicado pela assessoria Experian Automotive, a demanda por empréstimos de longo prazo para aquisição de veículos novos e usados não para de crescer nos Estados Unidos. O estudo aponta que o prazo médio do financiamento aumentou em um mês, atingindo novos recordes históricos de 67 e 62 meses, respectivamente (no Brasil o prazo médio é de 41 meses).
Os dados também mostram que os empréstimos mais longos, com duração entre 73-84 meses, representaram expressivos 29,5% de todos os financiamentos de autos novos, um aumento de 18,6% sobre os primeiros quatro meses de 2014 e o maior percentual registrado desde que a consultoria começou a monitorar esses dados em 2006.
Empréstimos de longo prazo para veículos usados também bateram recordes, representando 16% do total no 1º trimestre de 2015, se comparado aos 14,2% no ano anterior - também o maior já registrado.
"Enquanto os empréstimos de prazo mais longo estão crescendo, eles não representam necessariamente um mau sinal para o mercado", disse Melinda Zabritski, diretora sênior de finanças automotivas da Experian. "A maioria dos consumidores de empréstimos de longo prazo mantêm os pagamentos mensais em dia, permitindo-lhes adquirir os veículos que precisam sem quebrar as instituições financeiras".
Veículos novos
Financiamentos e valor da prestação também bateram recordes. O valor médio do empréstimo foi de US$ 28.711 no 1º trimestre de 2015, em comparação com os US$ 27.612 no mesmo período do ano passado. A prestação média também aumentou, passando de US$ 474 no 1 º trimestre de 2014 para US$ 488 no 1º trimestre de 2015.
Além disso, o leasing continuou a crescer em popularidade durante o trimestre, saltando de 30,22% das opções de financiamento no 1º trimestre de 2014 para um recorde de 31,40% em 2015. No mesmo período, a parcela média do leasing caiu para US$ 405, em oposição aos US$ 412 do ano passado.
"O aumento do volume de financiamento de veículos é sinal de um mercado automotivo forte", continuou Zabritski. Ao compreender as tendências atuais da demanda por financiamentos, os credores podem se manter competitivos, enquanto os consumidores podem usar as informações para se tornar mais informados sobre as diferentes opções de financiamento de veículos e tomar uma decisão de compra mais informada."
Brasil
Motivado pela crise que provocou o desaquecimento do setor automotivo, o financiamento de veículos caiu em relação ao ano passado. De acordo com os dados da CETIP, em abril em 2015 os financiamentos de automóveis novos tiveram queda de 28,3%, se comparado a abril de 2014, e acumularam queda de 19,9% no período de janeiro a abril de 2015. Entre os usados a queda foi menor: 4,7% e 2%, respectivamente.
Diferente do mercado norte-americano, aqui o leasing representa apenas 3,1% dos financiamentos, ao passo que o crédito ao consumidor é responsável por 80,5% dos empréstimos.
Galeria: Financiamento de veículos bate recorde nos EUA; prestação média é de US$ 488