Aguardado no Brasil em 2016, já com produção nacional, o Renault Kwid foi lançado na Índia nesta quinta-feira (24) como o novo carro de entrada da marca. Com preços variando de INR 2,56,968 (R$ 16,3 mil) a INR 3,53,131 (R$ 22,4 mil), o modelo destinado a países emergentes se destaca pelo baixo consumo e visual com uma pitada de crossover.
Compacto, o Kwid mede 3,68 metros de comprimento, possui 2,42 metros de distância entre-eixos e tem porta-malas com capacidade divulgada de generosos 300 litros - medidas que o colocam em vantagem diante dos rivais Hyundai Eon e Maruti Alto.
Leia também: veja mais detalhes do Renault Kwid durante a apresentação – vídeo
Apesar do pequeno tanque de combustível (28 litros), o modelo se destaca pelo consumo médio de 25,1 km/l. Sob o capô está o motor 0.8 de 54 cv e 7,3 kgfm de torque associado ao câmbio manual de cinco marchas, um conjunto suficiente para os moderados 660 kg de peso em ordem de marcha.
Modelo de baixo custo, o carrinho terá um único limpador de para-brisa (quem se lembra do Fiat Uno?), rodas aro 13" com três furos (no Brasil é possível que utilize aro 14″), comando dos vidros elétricos no console e painel de instrumentos digital de aparência simples.
Leia também: Renault Kwid é pego no pátio da concessionária antes do lançamento
Produzido pela Renault-Nissan em Chennai, o Kwid possui um alto índice de nacionalização de 98%. Futuramente, a Renault prometeu lançar uma versão mais potente com motor 1.0 e câmbio manual automatizado. Disponível com cinco opções de cores, a garantia é de 2 anos ou 50.000 km.
Brasil
Primeiro carro a utilizar a plataforma CMF-A da aliança Renault-Nissan, o Kwid deve aposentar o veterano Clio e começar a ser produzido em 2016 na fábrica do grupo em São José dos Pinhais (PR). Sob o capô, estará o motor 1.0 três cilindros de 77 cv da parceira Nissan.
Galeria: Futuro nacional, Renault Kwid é lançado na Índia - consumo de 25,1 km/l é destaque