A General Motors comemorou nesta semana, mais precisamente no dia 26 de janeiro, 91 anos de atividades no Brasil. Em sua história no país, celebra também a liderança da Chevrolet das vendas no varejo nos últimos três anos.
Os 91 anos de atividades foram coroados com um presente no fechamento de dezembro: a liderança do Chevrolet Onix como o carro mais vendido de 2015, com 125,9 mil unidades emplacadas. Esta é a primeira vez que o Onix chega a este posto. Desde o seu lançamento no mercado nacional, no fim de 2012, o Onix soma mais de 400 mil comercializados.
Antes do Onix, outros dois Chevrolet alcançaram o posto de carro preferido dos brasileiros: o Monza e o Chevette. Sendo o Monza até hoje o único sedã médio a ser tricampeão (1986, 1985 e 1984). Já o Chevette ganhou o título em 1983. Na história da indústria automobilística nacional, a Chevrolet é a primeira marca a colocar três diferentes carros no posto mais alto do ranking.
Além dos números no Brasil, as vendas globais da General Motors também cresceu pelo terceiro ano consecutivo, fechando 2015 com a comercialização de 9,8 milhões de veículos. O Brasil segue como o terceiro maior mercado da empresa no mundo, depois de China e Estados Unidos.
Chevrolet Opala lançado em 1968
História da GM no Brasil
Desde a montagem do primeiro Chevrolet em um galpão no bairro paulistano do Ipiranga, em 1925, até o início de janeiro foram 15 milhões de veículos GM foram produzidos no país.
O primeiro carro nacional de passeio da Chevrolet foi o Opala, apresentado em 1968. Outros modelos de sucesso foram lançados posteriormente, como o Chevette, a D20, o Monza, o Kadett, o Corsa, o Vectra, o Omega e o Astra.
A GM chegou a produzir paralelamente outros tipos de produtos, como baterias, aparelhos de ar-condicionado e até geladeiras – as famosas Frigidaire. Mais de 2.000.000 delas foram feitas dos anos 50 aos 70.
Hoje, a companhia possui três complexos industriais de produção de veículos: São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados e peças), Sorocaba (centro logístico) e Indaiatuba (campo de provas), todas no Estado de São Paulo, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos quatro centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. A GM do Brasil também tem em Joinville (SC) linhas industriais de onde saem motores e cabeçotes de alumínio.
Os principais fatos, ano a ano:
1925
Em 26 de janeiro é registrada, no II Tabelionato de São Paulo, a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. O capital inicial era equivalente a US$ 270 mil. Pouco tempo depois, a razão social passa a ser General Motors of Brazil S.A. (GMB).
No mês seguinte foi instalada, no local, a primeira linha de montagem. Mas só em setembro o Brasil conheceu o primeiro Chevrolet montado no país: um furgão de entregas urbanas.
1927
O ritmo de produção crescia e, em setembro, saia da fábrica o veículo de número 25.000. Neste momento a GM começava uma nova etapa em seu desenvolvimento, o início da construção da fábrica de São Caetano do Sul.
1928
Marca de 50.000 veículos Chevrolet no Brasil e, em 1º de outubro, foi iniciada a montagem de veículos em São Caetano do Sul.
1930
Em 12 de agosto, é inaugurada oficialmente a unidade na região paulista do ABC.
1942
Mais um sinal de expansão: é inaugurada a fábrica de baterias Etna, depois Delco.
1942—1945
A General Motors do Brasil participa, durante o período da Segunda Guerra Mundial, do esforço militar na produção de veículos e material bélico. São produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil. Em 1943 é iniciada a fabricação de molas semi-elíticas.
1948
É conhecida, em novembro, a primeira carroceria inteiramente metálica, com 100% de matéria-prima nacional.
1951
É produzida a milésima carroceria de ônibus, inteiramente de aço.
É iniciada a produção de geladeiras Frigidaire.
1953
Em outubro, é adquirido o terreno em São José dos Campos, com 1.634.008 m², para expansão futura.
1956
Em 12 de dezembro, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet.
Em 21 de dezembro, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em São José dos Campos.
1957
Em 28 de junho, o GEIA aprova o plano de fabricação de caminhões leves Chevrolet.
Ainda em junho, sai o primeiro caminhão Chevrolet nacional.
1958
Lançada em julho a primeira picape brasileira Chevrolet 3.100, que mais tarde passariam a ser chamada de C14 e C15.
1959
Em 10 de março é inaugurada a segunda fábrica da General Motors do Brasil, em São José dos Campos. Na época, produzia somente motores e peças para os caminhões Chevrolet Brasil, picapes e camionetes Chevrolet Amazonas.
1964
Em outubro estreia a perua C-1416 (depois Veraneio), com molas helicoidais na suspensão traseira e dianteira.
1968
É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.
1970
A GMB inaugura uma nova linha de montagem em São José dos Campos, visando o lançamento do seu primeiro carro pequeno, o Chevette.
1972
Em 14 de dezembro, é adquirido terreno com 11.273.205 m² em Indaiatuba, São Paulo, para o futuro Campo de Provas da GM.
1973
Em 24 de abril, a GMB apresenta oficialmente à imprensa o Chevette duas-portas, o primeiro carro pequeno da GM.
1974
Em 15 de julho, entram em operação as instalações do Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.
Em novembro são lançados o Chevrolet Comodoro e a Caravan.
1978
Em 26 de setembro, é inaugurada a Estação de Tratamento de Águas de São José dos Campos.
1979
Em setembro, a GMB começa a vender veículos a álcool.
Em 12 de dezembro, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do veículo de número 1.500.000.
É suspensa a produção das geladeiras Frigidaire.
1980
Em 8 de janeiro a GMB produz o veículo de número 2.000.000 no Brasil.
Linha 81 do Chevette inclui a Marajó e o Hatch SR.
1982
Em 13 de maio, a GMB lança ao público o Chevrolet Monza.
1984
Monza é assume a liderança do mercado brasileiro, com 53 mil unidades comercializadas no ano. Modelo manteve o posto por mais dois anos consecutivos.
1985
A GM comemora seu 60º aniversário de atividades no país.
Em março, a marca de 1 milhão do modelo Chevette produzidos em São José dos Campos.
1988
Em 2 de fevereiro, é inaugurado o Centro Tecnológico em São Caetano do Sul.
Em outubro, a introdução do câmbio automático de quatro marchas na linha Opala.
1989
Em abril, apresentação do Kadett à imprensa, no Rio de Janeiro. Em outubro é a vez da perua Ipanema.
Em 5 de outubro, inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais Ácido-Álcalis de São Caetano do Sul.
Em 4 de dezembro, 5 milhões de motores Chevrolet produzidos.
1990
Em fevereiro, lançamento do Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível.
Em 5 de junho, o primeiro projeto do "Empresários para o Futuro", com a fábrica de cabides instalada na GM, completa um ano de atividades.
1991
Em maio é comemorada a produção do Monza de número 600.000
1992
Tem início no mês de janeiro a comercialização do Kadett GSi conversível.
Equipado com motor 1.0, Chevette Júnior é a opção da GM para ingressar no segmento dos carros ditos populares
Em abril, o Opala sai de linha após 23 anos ininterruptos de produção com a marca de quase 1.000.000 de unidades.
Em setembro, o Omega chega ao mercado como o automóvel mais moderno e sofisticado do país.
1993
A GMB apresenta à imprensa, em abril, duas inéditas station-wagons, a Suprema e a Ipanema, ambas de quatro portas.
Em 8 de junho, é mostrado o primeiro carro movido a gás natural dotado de injeção eletrônica com sistema multiponto.
É criado em agosto o Instituto Cultural e Filantrópico General Motors, instituição que visa facilitar a ação de todo o grupo em ações de cunho social.
O Vectra é oficialmente lançado, em 2 de outubro.
A GMB apresenta em seguida o Calibra, cupê esportivo importado da Opel alemã.
Em 11 de novembro, durante a visita do então presidente mundial da General Motors Corporation, Jack Smith Jr., a empresa comemora a produção do Chevrolet número 5.000.000, um Vectra GSi.
O Chevette sai de linha em 12 de novembro, dia em que a GM comemora a produção de 1.600.000 unidades do modelo, desde 1973.
O Centro de Treinamento Chevrolet de São Caetano do Sul é inaugurado em 13 de dezembro, juntamente com o Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet.
1994
Em fevereiro, a GMB lança o Corsa, com motor 1.0.
A GMB anuncia em outubro, durante o Salão de São Paulo, o Astra hatchback, importado da Opel.
Em novembro, a linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na unidade do Vale do Paraíba.
1995
Em 26 de janeiro, a GMB inicia as comemorações de 70 anos de atividade no Brasil.
Os modelos Omega, Vectra, Astra e Calibra passam a ter dois anos de garantia ou 50.000 km.
A General Motors do Brasil obtém, em fevereiro, o certificado de qualidade da norma ISO 9002 para as fábricas de veículos de passageiros de São Caetano do Sul e de São José dos Campos. A GMB é a primeira indústria automobilística da América Latina a conquistar a certificação para duas fábricas completas.
Em março, a GMB lança a S10, a primeira picape do segmento compacto produzida no Brasil.
É criada, em março, a GMC Caminhões, nova unidade de negócios da GMB dedicada aos segmentos de comerciais pesados.
A diretoria da GM do Brasil anuncia em abril, em Brasília, um programa de investimentos no país da ordem de US$ 2 bilhões até 1998.
A picape Corsa chega ao mercado brasileiro em maio, com design traseiro desenvolvido no Brasil.
Em maio, a GMB coloca no mercado o Astra Station Wagon, modelo importado da Opel.
Em 5 de junho, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do seu veículo número 3.000.000.
Em 21 de junho, entra em atividade, em fase piloto, o novo sistema de comunicação via satélite interligando a General Motors do Brasil e a rede de Concessionárias Chevrolet.
Em outubro, a empresa apresenta o utilitário esportivo Blazer, a pick-up S10 cabine estendida.
Em 11 de novembro, a GMB apresenta à imprensa especializada o Corsa Sedan.
1996
A GMB anuncia em 30 de janeiro a exportação de 500.000 veículos ao longo das duas últimas décadas.
Em 21 de fevereiro, é apresentado à imprensa o novo ciclo do Vectra, que trouxe para o Brasil inúmeras novidades tecnológicas em segurança e conforto.
No dia 5 de março é inaugurado oficialmente o CDP, Centro de Distribuição de Peças da GMB, localizado em Sorocaba, a 100 quilômetros da capital paulista.
Em agosto, deixam de ser produzidos a Omega Suprema e o Monza. A GMB introduz a "Garantia Estendida Chevrolet", no dia 2 de outubro.
Chega a S10 cabine dupla.
1997
Em 30 de janeiro, é oficializada a construção da fábrica de Mogi das Cruzes.
Em fevereiro é lançado o Corsa Wagon.
Em 17 de março, é anunciada a escolha do município de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para sediar a terceira fábrica de montagem de veículos da GM no Brasil.
Ainda em março, é apresentada à imprensa a picape Silverado, com três motorizações, sendo duas a diesel e uma a gasolina.
Em 18 de agosto, o Corsa Sedan 1.6 passa a ser disponível com transmissão automática de quatro marchas.
Veículo número 4.000.000 é produzido na fábrica de São José dos Campos.
1998
Começa, em abril, a importação do cupê 2+2 Tigra, da Opel da Espanha.
Em maio é lançado o Corsa Sedan Super, o primeiro sedã de quatro portas com motor 1.0 da era moderna da indústria automobilística brasileira.
Em julho, ocorre o lançamento do Blazer com tração 4x4.
Em 31 de julho, encerra-se a produção do Omega.
Em 16 de setembro, o último Kadett deixa a linha de montagem em São Caetano do Sul.
Em 27 de setembro, o novo Astra hatchback de 3 portas nacional é apresentado.
Em 30 de outubro, no Salão de São Paulo, é a nova geração do Omega, agora importado da Holdens, da Austrália.
Nessa mesma época, foi apresentado o utilitário esportivo Grand Blazer, produzido pela GM de Argentina.
1999
A fábrica de São José dos Campos completa 40 anos, em 16 de março.
Em fevereiro é lançado o Astra Sedan.
Em cinco de novembro é inaugurado oficialmente o Complexo Industrial e Comercial Automotivo de Mogi das Cruzes (SP), a 60 quilômetros da capital paulista.
2000
Ampliada em julho a linha Corsa com o lançamento do modelo Furgão, utilitário destinado ao segmento de transporte de pequenos volumes.
A GM completa 75 anos de atividades no Brasil.
Em 02 de setembro é lançado o Celta, um carro montado num complexo industrial com conceito totalmente novo na indústria automobilística mundial e que também introduziu no mercado, com pioneirismo, a sistemática de venda por meio da Internet.
2001
Alcançada a marca histórica de 1 milhão de unidades exportadas desde 1974.
Lançado o Chevrolet Tracker no segmento de utilitários esportivos.
Chega ao mercado nacional a Zafira, único monovolume em sua categoria com sete lugares.
Encerrada a produção de caminhões.
2002
A Chevrolet oferece uma alternativa aos clientes que desejam ter um veículo para funcionar com dois combustíveis, o álcool e o GNV. Trata-se do modelo Astra Sedan equipado com motor 1.8 litro a álcool, que pode ser convertido para o GNV sem perder a garantia.
Corsa Sedan passa a se chamar Corsa Classic, já como linha 2003.
Lançada a nova geração do Corsa, nas configurações hatchback de cinco portas e sedã de quatro portas.
Meriva é disponibilizado para o mercado brasileiro em agosto.
2003
Lançada como novidade mundial a picape Montana 1.8 Flexpower 2004, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado.
2004
O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, foi recebido em audiência, no dia seis de fevereiro, no Palácio do Planalto, pelo então presidente da república do Brasil, Luiz Inácio da Silva, para comunicar a decisão da empresa de investir US$ 240 milhões, no complexo industrial de Gravataí.
2005
Em 03 de fevereiro, o então presidente mundial da GM na época, Rick Wagoner, anunciou um investimento de US$ 500 milhões, para o lançamento de uma nova geração do Vectra.
Celta 1.0 VHC Flexpower tornou-se o primeiro veículo Chevrolet 1.0 litro equipado com a tecnologia flex fuel, no fim de junho.
Em 19 de setembro começa a produção em série do novo Vectra.
2006
Em 20 de julho a unidade de Gravataí alcança a marca de 40 veículos por hora.
Em 28 de agosto é superada a marca de 2 milhões de Corsas produzidos no Brasil.
Em 04 de outubro é lançado o Prisma, sedã 100% desenvolvido pela engenharia da GM do Brasil.
2007
Em 18 de julho, o então presidente mundial da GM, Rick Wagoner, anunciou em São Paulo, o investimento de US$ 500 milhões, no Brasil e Argentina, para o projeto Viva e para a ampliação e duplicação do Centro Tecnológico e também a implantação de novas pistas e laboratórios no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba.
Em 04 de setembro, é lançado o Vectra GT (hatchback).
Em 12 de novembro, é lançado o Meriva com o sistema de transmissão automatizado Easytronic.
Em 26 de novembro, é lançado a Montana Combo, furgão compacto.
2008
Em 14 de abril é anunciada a implantação de uma fábrica de motores em Joinville, Santa Catarina.
Em 09 de maio, é anunciada a implantação de um novo centro logístico da empresa no Porto de Suape, em Pernambuco.
Em 20 de maio, a unidade de Gravataí alcança a marca de 1 milhão de veículos produzidos.
Em 19 de agosto, é lançado o Captiva, modelo importado para o segmento dos utilitários-esportivos.
2009
Em 15 de julho, a diretoria da GM anuncia mais um programa de investimento, de R$ 2 bilhões, para o desenvolvimento e lançamento de dois novos veículos – Projeto Ônix -, a serem produzidos até 2012 em Gravataí.
Em 06 de outubro é lançado o Agile.
2010
Empresa anuncia investimentos, inaugura central logística no Porto de Suape, em Pernambuco e expande a capacidade do complexo de Gravataí de 230 mil para 380 mil veículos por ano.
Em junho é lançado no mercado brasileiro o modelo Malibu, sedã de luxo importado dos Estados Unidos.
Em setembro é lançada a nova geração da picape Montana, agora com o visual dianteiro do Agile.
Em novembro é lançado no mercado brasileiro o superesportivo Camaro, trazido do Canadá.
2011
Balanço aponta recorde histórico de vendas no ano anterior no país: 657.724 unidades. No mundo, vendas da empresa cresceram 12,2%, para 8,8 milhões.
Chevrolet inicia celebrações de seu centenário em Detroit.
Em abril a GM iniciou as obras de construção da nova fábrica de motores e cabeçotes em Joinville (SC), com investimentos totais de R$ 350 milhões.
Em 11 de setembro a GM do Brasil lança o Cruze Sedan, veículo global da Chevrolet, com motor Ecotec6, a opção de transmissão automática de seis marchas e os três anos de garantia sem limite de quilometragem.
Em quatro de novembro foi lançado o Cobalt.
A marca lança o Agile Wi-Fi, o primeiro carro nacional com internet a bordo.
2012
Chevrolet atinge o 1º lugar nas vendas globais em 2011, com 7.760.000 veículos em todo o mundo, alta de 7,6% em relação ao ano anterior.
Em 15 de fevereiro é lançada a nova geração da picape S10, global e projetada pelo Centro de Desenvolvimento da GM localizado em São Caetano do Sul.
Em 10 de abril é lançado o Cruze Sport6 (hatchback).
Em 29 de maio são lançados os importados Sonic hatchback e o sedã, que marca a entrada da companhia no segmento dos compactos premium.
Em 28 de junho é lançado o Spin, um MVP com opção de cinco ou sete bancos, além de um amplo espaço para bagagem.
Em 25 de junho a fábrica da GM em Gravataí alcança a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas do modelo Celta.
GM constrói fábrica sustentável em Joinville (SC).
Em 30 de outubro foi lançado o Onix, modelo hatchback desenvolvido no Brasil.
Agile supera a marca de 200 mil unidades vendidas e ganha versão com transmissão automatizada.
Em novembro é lançado o Trailblazer, utilitário esportivo de sete lugares derivado da S10.
Em 13 de dezembro a fábrica da GM em Gravataí alcança a histórica marca de 2 milhões de veículos produzidos.
2013
Em fevereiro, a GM lançou a nova geração do Prisma, agora baseado no Onix.
Foi comemorado em março, no complexo industrial de São Caetano do Sul, a produção do Cobalt número 100.000.
Celta alcança a marca de mais de 1.500.000 unidades comercializadas.
Onix e Prisma inovam ao ganharam opção de transmissão automática de seis marchas, algo até então inédito em um modelo do segmento.
Em outubro, a Chevrolet lançou no mercado brasileiro a nova geração do Tracker.
A picape Chevrolet S10 registrou, em 2013, o melhor ano de vendas de sua história no Brasil com 54.255 unidades emplacadas.
2014
Em março o Chevrolet Prisma atinge marca de 100.000 veículos produzidos.
Onix atinge em março a marca de 200.000 veículos produzidos.
Produção da unidade de número 150 mil da picape média Chevrolet S10.
Chevrolet Spin lidera segmento e alcança a marca de 100 mil unidades produzidas no país.
O complexo industrial da GM em Gravataí comemora 14 anos de atividades e a marca de 2,5 milhões de carros produzidos. Com capacidade fabril de até 63 unidades por hora, em três turnos, a fábrica é atualmente a maior da empresa no hemisfério Sul.
Um dos principais centros de tecnologia da GM no mundo, o Campo de Provas da Cruz Alta completa 40 anos.
A General Motors do Brasil anuncia investimentos de R$ 6,5 bilhões no país no quinquênio de 2014 a 2018.
O complexo industrial da GM em São Caetano do Sul comemora no mês de agosto a marca de 6 milhões de veículos produzidos, atingida por um sedã Cobalt.
Cruze atinge a marca de três milhões de unidades comercializadas no mundo, sendo quase 140 mil delas só no Brasil.
Trailblazer ganha um novo motor V6, com injeção direta de combustível e 277 cavalos, que o transforma no carro nacional mais potente da história.
Chevrolet encerra 2014 com quase 580 mil automóveis negociados e manteve a liderança no segmento de varejo pela segunda vez consecutiva, atingindo seu principal objetivo traçado para o ano.
2015
A Chevrolet comemora a produção de 15 milhões de veículos, que simbolizam um marco relevante tanto para o setor automotivo como para o toda a indústria nacional.
A Chevrolet inicia a venda da linha 2015 do Captiva.
Inaugura o MASC, Centro Logístico de Recebimento e Sequenciamento de Materiais Produtivos em São Caetano do Sul.
A fábrica da General Motors em Joinville, em Santa Catarina, comemora dois anos de atividades. A unidade produz motores 1.0 e 1.4 litro e cabeçotes de alumínio para os modelos Chevrolet Onix e Prisma.
O Centro Logístico Chevrolet, localizado em Sorocaba (SP), comemora 19 anos de funcionamento.
Lança a linha 2016 do Spin.
Inicia as vendas no Brasil de sua linha de bicicletas, apresentada durante o Salão do Automóvel de São Paulo em 2014.
Picape S10 ganha quatro versões inéditas: Advantage, Freeride, Chassis Cab e a luxuosa High Country.
O complexo industrial da GM em Gravataí (RS) completa 15 anos de atividades.
Chevrolet Classic ganha direção hidráulica de série na linha 2016.
GM dobra plano de investimento para R$ 13 bilhões no Brasil. Aporte extra de R$ 6,5 bilhões será aplicado no desenvolvimento de uma nova família global de veículos a ser produzida no Brasil.
Anunciada contratação de Barry Engle na GM como Vice-Presidente Executivo e Presidente, GM América do Sul. Jaime Ardila decide se aposentar após décadas de serviços.
Chevrolet lança os serviços exclusivos do OnStar no Brasil.
Complexo da GM em São Caetano do Sul completa 85 anos, sendo a fábrica de automóvel há mais tempo em atividade no país.
Chevrolet lança Montana 2016.
GM do Brasil comemora 90 anos com corrida dentro do complexo de São Caetano.
Chevrolet lança o novo Cobalt 2016
Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil em 2015 com 125,9 mil unidades emplacadas.
Chevrolet é líder de vendas no varejo pelo terceiro ano consecutivo com 388.082 mil unidades comercializadas e 15% de market share.
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