Com a proximidade do lançamento, previsto para abril, o Fiat Mobi vai perdendo os disfarces e entra na fase final de testes de rodagem. "A partir de agora vocês vão ver um monte deles 'zebrados' por aí", brinca uma fonte ligada à Fiat que não esconde o entusiasmo com o projeto. "Ficou muito legal, ágil, leve, estiloso, vai andar bem e será campeão de economia!", promete.
Após um 2015 para esquecer, com a perda da liderança de vendas do Palio para o Onix e com a Chevrolet se aproximando no volume total do ano passado, a Fiat deixa o momento de crise do país de lado e vai acelerar forte com a Toro e o Mobi logo no primeiro semestre. Projeto ambicioso feito sobre a base do Uno 327, o Mobi (X1H) vai trazer novas técnicas de produção, como chapas coladas em vez de soldadas, para conseguir uma carroceria íntegra nos crash-testes e leve e barata de produzir.
Não só: com o Mobi a Fiat enfim voltará a ter um carro de entrada moderno no país. Ele não mata o Palio Fire de cara, mas a tendência é que isso aconteça aos poucos, tomando já o lugar do Uno Vivace (que não recebeu o face-lift) na faixa dos R$ 30 mil. Apesar de compacto (ele tem praticamente o porte do velho Mille), o Mobi terá espaço suficiente para quatro adultos, aproveitando a altura da carroceria e sacrificando um pouco o porta-malas - pequisas da Fiat mostraram que o compartimento de bagagens tem pouca relevância num carro urbano, sendo usado apenas para levar uma mochila ou pequenas compras do dia-dia. Principais rivais serão o VW up! e o futuro Renault Kwid, que estreia no Salão em novembro (veja flagra aqui).
A arquitetura interna será muito semelhante à do Uno, o que inclui a posição de dirigir, o volante, os bancos (encosto será inteiriço com o apoio de cabeça) e também muitos componentes. Em relação à versão reestilizada do Uno, que teve o acabamento melhorado, o Mobi será mais simples justamente para ocupar o lugar do Uno Vivace. Ainda assim, terá como opcional uma central multimídia e comandos do som na direção.
De início o motor será o conhecido 1.0 Fire 4-cilindros, com leves alterações na curva de torque e com melhorias para visar a economia de combustível. Haverá, inclusive, um econômetro analógico no quadro de instrumentos para valorizar este aspecto. Pelo que a marca registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o Mobi será lançado em três versões: Like, Easy e Drive (abaixo). Em 2017 será a vez de o Mobi receber o novo propulsor 1.0 GSE 3-cilindros que a Fiat está finalizando o desenvolvimento, para estrear no Uno até o fim do ano.
A carroceria definitiva já permite enxergar melhor as linhas do compacto, com os faróis volumosos e esticados para as laterais, a lanterna traseira na altura da linha de cintura e o para-choque traseiro com a base bem elevada, para proteger a tampa do porta-malas totalmente de vidro - solução que a VW preferiu não adotar no up! nacional. O resultado, sem camuflagem, pode ser antecipado pelas projeções acima, feitas pela revista Motor Show. Segundo fontes, são as mais fiéis ao carro final até agora.
Após o lançamento da Toro, a Fiat deve começar a lançar alguns teasers e até mesmo divulgar algumas fotos do novo compacto. Enquanto isso não acontece, estamos atrás de flagras como estes feitos pelos leitores Fabiano Barreto e Leandro Pereira em Recife (PE). Se você fotografar o Mobi ou qualquer outro carro em testes, mande pra gente pelo e-mail contato@carplace.com.br e compartilhe com os demais leitores!
Galeria de fotos: flagras do Fiat Mobi
Galeria: Flagra: Fiat Mobi finaliza os testes com a carroceria definitiva