O sucesso da nova gama MT (Master of Torque) da Yamaha já começou a afetar outros modelos da empresa. Conforme reporta o site britânico visordown, as motos Fazer8, FZ1 e a XJ6 (querida no Brasil) deixaram de ser oferecidas na Inglaterra por conta das boas vendas do trio MT-07, MT-09 e MT-09 Tracer.
No caso da naked tetracilíndrica XJ6, a Yamaha ainda fez uma versão de "despedida" chamada Diversion, a única que ainda é possível encontrar nos estoques ingleses. Vitimada pela bicilíndrica MT-07 (abaixo), mais barata e mais moderna, a XJ6 segue firme no restante dos mercados europeus, bem como no Brasil.
Na época do lançamento da 07 por aqui, a Yamaha deixou claro que haveria espaço para os dois modelos em nosso mercado. Mas as vendas já mostram claramente a preferência pela novidade: em junho, por exemplo, foram emplacadas 297 unidades da MT-07 (líder entre as nakeds até 700 cc) contra apenas 144 da XJ6 N. Ainda assim, a XJ tem números consideráveis, só ficando atrás da irmã e das Honda CB650F e CB500F.
No caso da Fazer8, ela foi engolida pela nova MT-09 Tracer (acima), versão Sport Tourer da 09 esperada para breve no Brasil. Após a renovação quase completa de sua linha, a Yamaha vem colhendo resultados. Prova disso é que as vendas globais da empresa no primeiro semestre de 2015 saltaram de 65,1 bilhões de yenes para 821,1 bilhões, sendo a divisão de motos a grande responsável por este incremento.
Galeria: Yamaha: sucesso da linha MT mata a XJ6... na Inglaterra