Assim como a Kawasaki tem a Ninja 300 e sua versão naked Z300, a Yamaha prepara o lançamento da nova MT-03, versão naked da pequena esportiva R3, recém-chegada ao Brasil (leia avaliação). Prevista para ser apresentada oficialmente nos próximos meses, a nova caçula da família MT teve suas primeiras imagens divulgadas nesta semana.
Assim como nas irmãs maiores MT-09 e MT-07, a nova MT-03 se destaca pelo estilo invocado, com farol de cantos vivos e carenagens bem recortadas. Espelhos, rabeta e banco em dois níveis são semelhantes aos da R3 (abaixo), mas a MT-03 se diferencia pelo guidão mais alto e aberto, proporcionando uma posição de pilotagem mais relaxada para a cidade. Também a bolha para-brisa é bem menor no caso da naked, atuando mais como um defletor de ar.
A mecânica repete a receita da R3. Ou seja, traz motor bicilíndrico de 321 cc e refrigeração líquida, capaz de render 42 cv de potência e 3,02 kgfm torque, acoplado a um câmbio de seis marchas. O quadro é de aço tubular, com suspensões por garfos convencionais na dianteira e monoamortecida na traseira. As rodas são aro 17", enquanto os freios são a disco nas duas rodas, com ABS opcional.
Apesar do mesmo nome, a nova Yamaha não tem nenhum parentesco com a antiga MT-03 lançada no Brasil em 2006 (acima). Aquela era uma mistura de naked e motard com motor monocilíndrico da XT 660, enquanto o modelo 2016 é uma naked urbana de baixa cilindrada. Em comum, apenas a chance de ser vendida no Brasil. Agora que a R3 já está por aqui, fica a expectativa de que a 03 complete a família MT nacional no próximo ano. Com preço na faixa dos R$ 18 mil, bateria de frente com a Kawa Z300.
Galeria de fotos: Yamaha MT-03 2016
Galeria: Esta é a nova Yamaha MT-03 2016, versão naked da recém-lançada R3