Volta Rápida: Yamaha MT-07 é caçula espevitada
Volta Rápida: Yamaha MT-07 é caçula espevitada
O que é?
Irmã menor da MT-09, a 07 segue os mesmos princípios da linha MT, porém, com projeto simplificado para custar menos. Sendo assim, estão lá o design radical, o baixo peso e a ampla oferta de torque em baixos giros, além das suspensões de curso maior em relação às nakeds tradicionais (130 mm de curso tanto na dianteira quanto na traseira). O motor é um inédito bicilíndrico refrigerado a líquido (não é uma derivação do três cilindros da 09), com quatro válvulas por cilindro e o conceito crossplane, com explosões alternadas a cada 270 graus para entrega mais rápida de força. Se a potência de 75 cv está dentro do esperado para seus 689 cc, é no torque de 6,9 kgfm que este propulsor se destaca. Em relação à 09, a MT-07 também traz um quadro mais simples, tubular de aço (alumínio na irmã maior), e suspensão dianteira de bengalas comuns, sem ajuste (invertidas ajustáveis na 09). Atrás, o braço oscilante com link permite nove ajustes. O acelerador é por cabo (eletrônico na 09), perdendo os diferentes modos de condução oferecido na MT maior. Ainda assim impressiona a boa montagem e acabamento da caçula, que em momento algum parece ter sido feita para custar barato.Como anda?
A primeira coisa que me lembrei ao montar na MT-07 foi da rival ER-6n (uma moto que particularmente curto bastante). A posição é parecida, embora menos agressiva, com o corpo da moto bem estreito entre as pernas e o painel compacto bem à sua frente. Vantagem da 07, percebida logo na primeira volta, é a leveza de seus 182 kg (versão com ABS), cerca de 20 kg a menos que a Kawasaki em ordem de marcha. Além de leve, a 07 passou por um trabalho de centralização de massas, de modo que conduzi-la é tarefa simples para quem vem de uma moto menor. O acelerador é bem mais manso que o modo Standard da 09, sendo tranquilo pilotar suavemente. A embreagem é macia e o câmbio idem, batendo nesse caso as trocas um pouco duras da ER-6n. Da mesma forma, a 07 empurra com vontade desde giros tenros, ganhando velocidade de forma fácil e rápida. Num circuito travado como a pista do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), onde tivemos o primeiro contato com ela, os pilotos da Yamaha disseram que dava pra andar na cola da 09. Pena que nossa parte do test-ride foi acompanhada de uma chuva insistente, que não deixou a pista seca um minuto sequer (ok, não dá pra reclamar nestes tempos de seca). Nos restou então ter cautela nas acelerações, saídas de curva e frenagens, especialmente na versão sem ABS. Aliás, não compre uma moto de 75 cv sem ABS, é uma economia burra que pode lhe custar um chão - ou mesmo coisa mais grave. No modelo sem ABS, perdi a conta de quantas vezes a moto deu aquela deslizada nas reduções. Divertido, sim, mas só até que você dê com a cara no asfalto...Quanto custa?
Como antecipamos na semana anterior ao lançamento, a MT-07 chegou com preço abaixo da XJ6, o que pode até criar uma briga interna. Custa R$ 26.990 na versão Standard e R$ 28.490 no modelo com ABS, valor menor também que o da Kawasaki ER-6n (R$ 29.990 com ABS) e pouco acima da Honda CB500F (R$ 23.053 sem ABS), mas que tem proposta mais acessível e motor inferior.Ficha técnica – Yamaha MT-07
Motor: dois cilindros em linha, 8 válvulas, 689 cm3, injeção eletrônica, gasolina, refrigeração líquida; Potência: 75 cv a 9.000 rpm; Torque: 6,9 kgfm a 6.500 rpm; Transmissão: câmbio de seis marchas, transmissão por corrente; Quadro: tipo Diamante; Suspensão: garfos telescópicos na dianteira (130 mm de curso) e monocross com link na traseira (130 mm de curso); Freios: disco duplo na dianteira (282 mm) e disco simples na traseira (245 mm); Pneus:120/70 R17 na dianteira e 180/55 R17 na traseira; Peso: 179 kg/182 kg (ABS); Capacidades:tanque 14 litros; Dimensões: comprimento 2.085 mm, largura 745 mm, altura 1.090 mm, altura do assento 805 mm, entreeixos 1.400 mmGaleria de fotos:
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