Volvo celebra 25 anos da primeira cadeirinha integrada - veja evolução
Volvo celebra 25 anos da primeira cadeirinha integrada - veja evolução
É difícil de acreditar que até pouco tempo atrás os carros eram vendidos sem cintos de segurança no banco traseiro. Felizmente, hoje, a preocupação com a segurança dos ocupantes de trás (muitas vezes crianças) aumentou de forma considerável e continua em desenvolvimento.
Algumas décadas atrás, as cadeirinhas, se é que podemos chamá-las assim, eram pouco mais que uma ajuda para os pais controlarem os pequenos no banco de trás dos seus carros. Não se passaram nem dez anos desde que a União Europeia criou sérios regulamentos sobre a questão, mas a Volvo nos lembra que há 25 anos seus carros já podiam ser equipados com cadeirinhas de crianças integradas no próprio banco, o que continua sendo uma solução ideal para segurança e conforto.
Veja a seguir a evolução dos dispositivos de retenção infantil realizado pela Volvo:
Em 1964, a Volvo já começou a desenvolver sistemas de retenção infantil específicos. Os primeiros protótipos de cadeirinha infantil da Volvo já haviam começado a ser testados ainda naquele ano de 1964, como este que vemos montado em um Volvo PV444.
Três anos depois, em 1967, a empresa lançou sua primeira cadeirinha, opcionalmente disponível no modelo Volvo Amazon, que baseou-se no conceito de ônibus espaciais, nos quais os astronautas sentavam-se em direção contrária ao sentido da aeronave para repelir as forças envolvidas na aceleração. Para instalar o sistema, "bastava" dobrar e girar o assento do passageiro dianteiro para trás, como é possível ver na imagem a seguir.
Não é nem preciso dizer que entre a solução encontrada à época e as que temos hoje, com grandes avanços modernos, as cadeirinhas para transportar crianças com segurança nos carros evoluíram bastante. A primeira cadeirinha completa usada pela Volvo estreou em 1972 e está representada na foto abaixo.
Mas o grande passo foi dado em 1990, quando a solução apresentada consistia em elevar a base do assento traseiro, integrar o dispositivo de retenção infantil nessa parte central, como se fosse um apoio de braço, visto na próxima imagem. O interessante é que a ideia era muito simples de usar, sem requerer qualquer acessório extra, sendo mais confortável para as crianças e permitindo que elas pudessem usar com segurança sistema de retenção de adultos, ou seja, o conhecido cinto de três pontos.
Em 2003, a Volvo criou uma evolução - conceitual - daquela ideia, que foi apresentada no protótipo Volvo Versatility Concept Car. Esta solução, de alguma forma, ajudou a criar novos sistemas de cadeirinhas para crianças que aproveitassem os sistemas de retenção já presentes no automóvel, especialmente após a adoção dos sistemas ISOFIX.
Em 2007, a Volvo deu mais um passo adiante e criou um assento integrado, que estrou no modelo V70, preservado até hoje. Em 2014 a fabricante sueca surpreendeu com um novo desenvolvimento, uma cadeirinha inflável.
Ou seja, uma pequena cadeirinha que além de segura, também é muito compacta e prática, de modo que se tornou o ideal para quem precisa de algo portátil, ou para situações ocasionais. Esta solução, por enquanto, é apenas um protótipo.
Veja a história das cadeirinhas infantis da Volvo na galeria de fotos:
Galeria: Volvo celebra 25 anos da primeira cadeirinha integrada - veja evolução
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência