A Renault lança o novo Sandero 2015 na próxima segunda-feira (30), mas CARPLACE antecipa para você as principais novidades sobre o compacto. Após flagrarmos o hatch sem disfarce algum na gravação do comercial de TV, agora chegou a hora de revelar as versões, conteúdos e preços estimados da nova encarnação do carro-chefe da Renault brasileira.
Como no Logan, a reforma foi mais cosmética do que mecânica, de modo a acrescentar apelo emocional ao Sandero: o design segue as linhas do na dianteira e lateral até a coluna B. Já a traseira ganhou lanternas mais convencionais e largas, que não sobem mais rumo às colunas. As rodas de liga trazem desenho inédito, mas mantêm a medida de 15 polegadas com pneus 185/65 no modelo topo de linha.
Internamente o Sandero continua campeão em espaço e porta-malas (320 litros), mas, novamente como no Logan, evolui no desenho do painel, revestimento dos bancos e na qualidade dos materiais. A versão Dynamique 1.6 traz aplique em black piano no centro do painel e outros imitando aço escovado no contorno das saídas de ar, no volante e ao redor do console central. Já o quadro de instrumentos ganhou indicador de troca de marcha para condução econômica e ar-condicionado automático, enquanto a central Media Nav 1.2 agregou novos recursos além do GPS, sistema de som, conexão com celular e câmera de ré.
Na parte construtiva, o Sandero 2015 recebe um sub-chassi na suspensão dianteira, para ampliar o conforto em pisos irregulares. Além disso, houve recalibração da direção hidráulica e os freios foram retrabalhados. Mas, assim como no Logan, não espere por grandes evoluções na dirigibilidade. Os motores continuam os mesmos: 1.0 16V de 80 cv e 1.6 8V de 106 cv, ambos conectados ao câmbio manual de cinco marchas.
O novo Sandero vai estrear em quatro versões: Authentique 1.0, Expression 1.0 e 1.6 e Dynamique 1.6. A básica vem de série com direção hidráulica, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, desembaçador traseiro e os airbags frontais e freios ABS obrigatórios. A Expression acrescenta vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, alarme, CD player com entrada USB e Bluetooth, além dos retrovisores e maçanetas pintados na cor do carro. Já a Dynamique adiciona rodas de liga, faróis de neblina, retrovisores com seta, volante revestido de couro, banco traseiro bipartido e comando elétrico para os vidros traseiros e retrovisores, além do piloto automático (herdado do Fluence). A central multimídia será oferecida num pacote opcional que incluirá o ar-condicionado automático e sensores de ré.
Os preços só serão divulgados na convenção de imprensa, na próxima semana, mas deverão sofrer um aumento de 5% a 7%, dependendo da versão. A rede aguarda valores entre R$ 32 mil (Authentique) e R$ 48 mil (Dynamique). Por fim, o Sandero Stepway e as versões com câmbio automatizado deverão ser apresentadas somente no Salão do Automóvel, em outubro.
CARPLACE participa do lançamento do Sandero 2015 a partir do dia 30 e traz as primeiras impressões ao dirigir em seguida. Não perca!
Galeria: Novo Sandero 2015: versões, conteúdos e preços estimados