Conforme CARPLACE antecipou com exclusividade (veja nota), o novo Ka será o primeiro carro 1.0 brasileiro a contar com os controles de tração (TSC) e estabilidade (ESC), além do sistema de auxílio de partida em rampa (HLA). O anúncio desta sopa de letrinhas, que age sobre o ABS dos freios, será feito pela Ford no programa Superstar, da Rede Globo, no próximo domingo (22).
Traseira do novo Ka
A marca ainda não revela quais versões terão os dispositivos, mas, segundo apuramos, eles serão oferecidos nos modelos top de linha SEL - tanto do Ka 1.0 quanto do Ka+ (sedã). Também como antecipado por nós, o novo Ka virá de série com ar-condicionado, travas/vidros dianteiros elétricos, direção elétrica e sistema de som com My Ford Dock, um inédito sistema de conexão com smartphones, desde a versão básica. A princípio, o hatch virá equipado somente com o novo motor 1.0 12V de três cilindros e o Ka+ com o propulsor 1.5 16V emprestado do New Fiesta.
Com mais essa confirmação do controle de estabilidade, a Ford segue sua estratégia de mostrar o novo Ka a conta-gotas. Antes, a montadora informou que o Ka 1.0 chegará como o modelo mais econômico da categoria (para carros equipados com ar-condicionado) pelos testes do Inmetro. Com nota A no programa de etiquetagem, o hatch conseguiu as seguintes médias de consumo: 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada (com etanol), e 13 km/l e 15,1 km/l (com gasolina), respectivamente. Vale lembrar que estes dados são obtidos em laboratório e submetidos a um fator de correção. Na prática, geralmente encontramos números melhores que os do Inmetro em nossos testes com o carro na “vida real”.
Para manter o consumo baixo, a Ford diz ter dado atenção especial a aspectos como peso do veículo, aerodinâmica, direção elétrica (que não rouba potência do motor) e os pneus de baixa resistência à rodagem. Neste caso, a Pirelli desenvolveu um pneu específico para o novo Ka (Cinturato P1). Além disso, foi adotada uma relação de marchas de amplo escalonamento, ou seja, com uma primeira curta e uma quinta longa.
O gerente de engenharia Klaus Mello diz que isso só foi possível por conta da boa curva de torque do novo motor 1.0 três cilindros. Com potência de 85 cv e torque de 10,7 kgfm (melhores números da categoria), o propulsor trabalhará a 3.350 rpm a 100 km/h em quinta marcha, de modo a diminuir o consumo e aumentar o conforto acústico. Na maioria dos outros 1.0 do mercado, o motor a gira a cerca de 3.800 rpm nesta condição.
A Ford ainda vai realizar mais uma prévia do novo Ka 2015 antes do lançamento definitivo, desta vez para falar do interior e do sistema My Ford Dock. A marca ainda não fala nada sobre preços, mas o alvo é a linha HB20 da Hyundai.
Fotos Divulgação
Galeria: Ford confirma controle de estabilidade para os novos Ka e Ka+