Desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro, a Yamaha YS 150 Fazer estreia o Garagem MOTO - versão duas rodas do nosso teste de 30 dias que vocês já conhecem dos carros. A fabricante oferece o modelo em duas versões: ED, por R$ 7.550 nas cores preto sólido e vermelho metálico, e SED, por R$ 7.990 nas cores azul, branco e laranja metálico.
Ambas trazem como diferencial o painel de instrumentos bem servido, com mostrador digital e indicador de marcha (muito útil por sinal), além do freio a disco na dianteira. A Yamaha Fazer 150 SED é mais completa, trazendo ainda cavalete central, pintura e grafismo diferenciados, piscas com lente cristal, acabamento do banco com textura especial e molas traseiras na cor vermelha. Sentimos falta, porém, de um corta corrente.
A Fazer que ficará conosco é a laranja, ou seja, da versão SED. Apesar dos apenas 1.630 km rodados, ela parece ter passado por alguns percalços, como mostram alguns arranhados na lateral, indicando possível queda. Mas nada que afete a pilotagem.
Com apenas 119 kg, a Yamaha Fazer 150 se mostrou bastante ágil nas primeiras andanças, respondendo bem aos comandos do acelerador. O motor Blueflex de 2ª geração, SOHC (Single Over Head Camshaft) de 149,3 cm³ e quatro tempos, desenvolve 12,2 cv de potência a 7.500 rpm e torque máximo de 1,28 kgfm a 5.500 rpm.
A suspensão surpreendeu pela maciez nas primeiras voltas, superando com facilidade as vias esburacadas e acidentadas. Quem também gostou desse comportamento foi a garupa, que afirmou não ter sentido, ou se incomodado, com as imperfeições do asfalto.
Durante a noite, o painel de instrumentos tem destaque absoluto. É bonito, com sua iluminação vermelha, e tem boa visualização de velocímetro, conta-giros e indicador de marchas. O farol também ilumina bem, garantindo segurança para ver e ser visto. Fique ligado na avaliação e não deixe de participar com perguntas e sugestões!
Fotos: Daniel Messeder
Galeria: Garagem MOTO #1: Yamaha Fazer 150 estreia avaliação de 30 dias