Cada vez mais com focada em ampliar as vendas comerciais, mas sem deixar de atender o uso de lazer, a Honda lança o TRX 420 Fourtrax 2014. Nesta terceira geração, o quadriciclo ganhou melhorias técnicas e leves mudanças estéticas. Com a meta de vender 6 mil unidades neste ano, o 420 Fourtrax está disponível nas opções TM (4x2) e FM (4x4) com preço de R$ 18.890 e R$ 20.990, respectivamente.
Entre as novidades estão o chassi mais resistente (20% mais rígido) e o design reformulado, com um novo conjunto óptico de faróis alongados (mais potentes com 35W) e integrados aos para-lamas dianteiros e a lanterna traseira de LED. Outro detalhe é que as carenagens agora são montadas por meio de sub-peças, proporcionando maior rapidez em caso de substituição.
A versão FM (4x4) tem como destaque o sistema de seleção de tração (Trax Lok System), para alternar com o modo 4x2. Apresenta ainda o diferencial dianteiro autoblocante dotado de sensor de torque e limitador de deslizamento. Além disso, conta com o um novo painel digital completo, que traz velocímetro, hodômetro total e parcial, horímetro (indica o tempo de funcionamento do veículo), relógio, temperatura do líquido de arrefecimento, marcador de combustível e indicadores de marchas, tração e serviços de manutenção, entre outras informações.
O TRX 420 Fourtrax conta com motor OHV monocilíndrico de 420 cc, quatro tempos, com arrefecimento líquido e sistema de injeção eletrônica. Associado ao câmbio manual de cinco marchas, ficou mais potente, passando agora a 26,9 cv com torque de 3,4 kgfm a 5.000 rpm. Os freios dianteiros são a disco e possuem capa protetora contra danos. O traseiro é do tipo tambor (acionamento mecânico).
O tanque de combustível ficou maior, permitindo armazenar 14,4 litros. O bagageiro dianteiro tem capacidade para volumes de até 30 kg, enquanto o traseiro tem peso limite de 60 kg e porta-objetos para pequenos pertences. O modelo pode rebocar até 385 kg. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
No Brasil, a Honda foi pioneira ao iniciar a comercialização de ATVs em 2001, com a importação da primeira geração do modelo (TRX 350 Fourtrax), nacionalizado no ano seguinte. Em 2008, a evolução da linha deu-se com o lançamento da segunda geração do TRX 420 Fourtrax em substituição ao modelo anterior.
Atualmente, o uso do veículo é predominantemente para o lazer off-road, mas a marca se esforça para ressaltar as outras qualidades do quadriciclo para uso profissional, como em propriedades rurais, fábricas, portos, hotéis e resorts, além de policiamento ostensivo em cidades litorâneas.
Divertido
Depois da apresentação técnica no CETH da Honda, em Indaiatuba (SP), fomos conferir um pouco do que o quadriciclo pode fazer. A marca promoveu um test-drive bem bacana em um percurso "off-road" no próprio centro de treinamento.
Devido à falta de contato com esse tipo de veículo fiquei um pouco receoso no começo, mas com algumas instruções e uma rápida demonstração, logo nas primeiras voltas você se adapta ao estilo de pilotar e a coisa fica divertida. Com os comandos fáceis e todos à mão, com exceção do câmbio (acionado pelo pé esquerdo), mas possui a comodidade da embreagem automática. O acelerador é diferente de uma moto, e usa uma alavanca acionada pelo polegar direito. No mais, é se adaptar aos movimentos e usar o peso do corpo para manter o melhor equilíbrio possível, principalmente nas curvas mais inclinadas.
Depois do test-drive, a marca promoveu ainda uma gincana. Na verdade, uma tarefa a cumprir com o quadriciclo puxando uma carretinha em um percurso definido e com algumas regras.
Considerando o primeiro contato, o TRX 420 se revelou robusto e facilmente adaptável, mesmo a quem não está acostumado a este tipo de veículo. Seja para o uso a trabalho ou só pra se divertir.
Por Julio Cesar, de Indaiatuba (SP)
Fotos Divulgação
Viagem a convite da Honda
Ficha Técnica - Honda TRX 420 Fourtrax 2014Motor: OHV, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido, 420,2 cm³; Potência: 26,9 cv a 6.250 rpm (SAE) Torque: 3,4 kgf.m a 5.000 rpm; Transmissão: 5 velocidades mais marcha a ré (R-N-1-2-3-4-5), tração integral; Suspensão:; Peso: 247 kg (TM), 263 kg (FM); Bagageiros: Dianteiro: 30kg, Traseiro: 60kg; Tanque: 14,4 litros; Dimensões: 2.103 x 1.205 x 1.174 mm (comprimento x altura x largura).
Galeria: Honda TRX 420 Fourtrax 2014