JAC Motors já tem seu J3 Turin elétrico, e nós o dirigimos
JAC Motors já tem seu J3 Turin elétrico, e nós o dirigimos
O JAC IEV (Intelligent Electric Vehicle), exposto recentemente no Salão do Automóvel de São Paulo, corresponde à quarta geração dos modelos de propulsão totalmente elétrica da marca na China. Tivemos a oportunidade de dirigir o modelo, que já vendeu mais de 10 mil unidades no mercado chinês, pelas ruas de São Paulo chamando bastante a atenção e olhares curiosos dos outros motoristas e pedestres.
A propulsão do IEV é feita exclusivamente por meio de um motor 100% elétrico de 42 kW, alimentado por baterias de lítio. Segundo a fabricante chinesa, o carro alcança velocidade máxima de 100 km/h e garante autonomia de até 170 km, com tempo de recarga de 12 horas no modo lento e 6 horas no rápido, auxiliado por um pequeno poste portátil que faz a interface de tomadas.
Painel e interior do elétrico da modelo, que tem sua estrutura baseada no J3 Turin, são simples, com visual bastante clean, contrastando com o tanto de tecnologia presente no modelo. Ao dar a partida, ou melhor, ao girar a chave no contato, uma luz verde com a palavra "READY" ("PRONTO") acende, indicando que basta colocar a alavanca do câmbio na posição D (DRIVE), acelerar e sair rodando.
Confesso que é bastante estranho girar a chave de um carro e não ouvir a partida do motor, já que o propulsor do IEV é elétrico e muito, mas muito silencioso mesmo. E confortável. A aceleração é bastante rápida, respondendo quase que imediatamente após pisar fundo no acelerador (o torque do motor elétrico é sempre 100% disponível), proporcionando aquele zunido de carro dos filmes de ficção científica.
Durante nosso passeio, o Intelligent Electric Vehicle chegou a 90 km/h na Marginal Tietê tranquilamente. Os únicos ruídos que pudemos ouvir dentro da cabine do carro foram os do ar-condicionado, do rádio e dos outros carros na rua. A direção é muito leve, tornando a experiência da dirigi-lo muito agradável. O modelo, porém, não tem praticamente nenhuma chance de ser comercializado no Brasil, já que o país não tem a estrutura necessária e nem mesmo demanda por esse tipo de veículos, por enquanto. Somente seria possível a chegada do JAC IEV por aqui se houvesse incentivo fiscal do Governo.
A JAC Motors aproveitou a inauguração da nova concessionária da marca na avenida Braz Leme, na Zona Norte de São Paulo, para mostrar o novo JAC J2 1.4 Jet Flex, o SUV compacto T5 e este elétrico IEV. A nova loja tem show room de 300 m² e também vai trabalhar com venda de seminovos, tanto da marca como de outras montadoras. Já a área de pós-venda será atendida por 12 boxes de serviços. Por enquanto, o setor de pós-venda permanece em reformas, com previsão de início de atendimento em fevereiro.
Por Alexandre Ciszewski
Fotos autor e divulgação
Veja a galeria de fotos do JAC IEV:
Galeria: JAC Motors já tem seu J3 Turin elétrico, e nós o dirigimos
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro