Garagem CARPLACE #5: novo Logan é avaliado por dono do modelo antigo
Garagem CARPLACE #5: novo Logan é avaliado por dono do modelo antigo
Lançado no Brasil em 2007, o Renault Logan fez sucesso entre as famílias de classe média por proporcionar conforto e espaço de sobra, deixando a desejar somente no quesito estética. Isso pôde ser confirmado quando apresentamos o novo Logan para o engenheiro Adailton Silva, proprietário de um Logan 1.6 2009. A primeira impressão? "Nem parece o Logan!".
Para muitos ver o novo Renault é mesmo uma grande surpresa. Com design realinhado, o sedã recebeu um visual externo e mudanças internas que o deixaram com aspecto de um veículo mais caro. E vale mesmo para esta versão Autentique 1.0 16V avaliada, a mais simples oferecida pela marca. Custa R$ 33.400 com opcionais como ar-condicionado, direção hidráulica e desembaçador traseiro.
Durante o bate papo com Silva, ele ressaltou que seu Logan levava toda a prole e ainda sobrava espaço. O proprietário relatou ainda que o motor 1.6 8V de 95 cv é suficiente para transportar cinco passageiros e mais as bagagens sem passar sufoco. Infelizmente, o mesmo não acontece com o novo Logan 1.0 16V. Com potência máxima de 80 cv e pesando 1.070 kg, em diversas situações do dia-a-dia o carro implora por reduções de marcha, principalmente se estiver carregado - fato comum entre veículos 1.0.
Papo vem e papo vai, levei Silva para uma volta a bordo do novo modelo. "A suspensão é boa, bem calibrada para as estradas do Brasil. Só não gostei do câmbio, que transmite muitas vibrações até mesmo em baixas rotações. O painel parece ter bons encaixes e velocímetro com iluminação branca é mais agradável que o laranja do antigo". Em nossas andanças, também achamos os pedais com melhor sensibilidade (o antigo tem um curso "morto" na embreagem), a direção um pouco mais precisa (embora ainda lenta) e o isolamento acústico bem mais caprichado. Outras melhoras citadas pelo proprietário foram os bancos e a pegada do volante.
Ao fim do passeio, questionei o engenheiro se compraria o novo Logan. E ele nem pensou muito: "Sim, compraria. Mas não o 1.0! Pularia logo para o 1.6 com ar-condicionado, é claro". Passamos então à versão Expression 1.6 8V, que custa R$ 39.440 e tem como único opcional o sistema multimídia Media Nav. Mas, como podemos observar, há um salto muito grande de preços do Logan 1.0 para o 1.6 - cerca de R$ 6 mil. E na faixa dos R$ 40 mil já é preciso levar em consideração alguns dos concorrentes diretos, como o Fiat Grand Siena, Nissan Versa e os Chevrolets Prisma e Cobalt. Veja nosso comparativo do Logan 1.6 contra o Prisma 1.4 clicando aqui e confira abaixo galeria do encontro de gerações!
Texto e fotos: Diogo Dias
Galeria: Garagem CARPLACE #5: novo Logan é avaliado por dono do modelo antigo
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores