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Garagem CARPLACE #3: novo Uno Attractive 1.0 faz frente ao Ka?

Garagem CARPLACE #3: novo Uno Attractive 1.0 faz frente ao Ka?

Garagem CARPLACE #3: novo Uno Attractive 1.0 faz frente ao Ka?
O segmento de hatches compactos no Brasil é tão disputado que, para atuar com propriedade na categoria, algumas fabricantes apostam em mais de um modelo. Veja o caso da Fiat, que dispõe de nada menos que Palio Fire (geração antiga), Uno Vivace (cara antiga), Uno, Palio, Punto e ainda o pequenino 500. É tanta oferta que fica até difícil escalar um rival na hora de fazer um comparativo. Pois após o Uno Way 1.4, agora estamos passando um tempo com o novo Uno Attractive 1.0 aqui no Garagem CARPLACE. Nada mais normal então que pegarmos nossa atual referência de hatch 1.0, o novo Ka (que levou a melhor sobre o HB20 num comparativo recente), para enfrentar a novidade da Fiat. A Ford, porém, diz que o Ka é rival do Palio. Em proporções pode até ser, mas o fato é que o Uno atualizado chegou com atrações e preços que o colocam na faixa do Ka. Vejamos: a versão Attractive parte de R$ 31.450, enquanto Ka SE começa R$ 35.390. OK, mas se deixarmos o Fiat em paridade de equipamentos com o concorrente (adicionando ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, sistema de som e chave canivete com alarme) o valor já pula para R$ 38.007 - ainda que o Fiat ganhe mais coisas junto com o pacote. Se pegarmos os carros aqui mostrados, o Ka SEL 1.0 (top de linha) sai por R$ 39.990 e o Uno Attractive com todos os opcionais chega a R$ 40.729. São, portanto, totalmente comparáveis.
Garagem CARPLACE #3: novo Uno Attractive 1.0 faz frente ao Ka?
A diferença nos preços de partida tem a ver com a estratégia de cada marca. Enquanto a Ford optou por rechear mais o Ka desde o modelo de entrada (responsável por cerca de 80% das vendas do modelo), a Fiat criou um modelo básico e oferta uma lista enorme de opcionais. Desta forma o Uno pode trazer itens bacanas para um carro 1.0, como o mostrador de LCD no quadro de instrumentos (com uma série de informações e configurações do carro) e câmera de ré no retrovisor interno. O Ka responde com o sistema Sync, que permite fazer chamadas pelo celular por comandos de voz, e a exclusividade do controle de estabilidade com função de assistente de partida em rampa. Começando pelo Uno, é notória a evolução do Attractive em relação ao modelo Vivace (anterior) que segue em produção. A cabine ganhou plásticos de melhor qualidade, texturas mais agradáveis ao tato e impressão de maior requinte. Temos agora vidros elétricos nas quatro portas (com comandos na porta do motorista), nova luz de teto, bancos com tecido mais caprichado e volante com diversos comandos - tanto para o sistema de som quanto para o computador de bordo.
Garagem CARPLACE #3: novo Uno Attractive 1.0 faz frente ao Ka?
A telinha no centro do velocímetro parece um mini-game, de tantos recursos. Há computador de bordo, data, temperatura externa, velocímetro digital, visor do rádio e ajuste de sistemas - como programar um alarme para alerta de velocidade, por exemplo. O sistema de som também é novo, mais intuitivo de usar e de melhor qualidade sonora que o antigo, além de contar com Bluetooth e entradas USB/AUX bem acessíveis, à frente do câmbio - antes ficavam quase escondidas no porta-luvas. Com as novidades, o fato é que o interior do Uno se tonou um lugar mais agradável, seja nesta versão Attractive 1.0 ou na Way 1.4 avaliada anteriormente. A câmera de ré é bastante útil e fácil de visualizar, enquanto os retrovisores externos podem ter ajuste elétrico e função tilt down no espelho direito, que baixa automaticamente ao se engatar a ré para mostrar a calçada. Outra novidade fica por conta do cinto de três pontos para o quinto ocupante, ancorado no teto. O Ka peca ao não oferecer comando elétrico para os retrovisores nem mesmo na versão SEL - somente como acessório de concessionária. Por fora as mudanças do Fiat foram mais discretas, mas são notada nas ruas. Os faróis estão mais destacados e iluminam melhor, ao passo que as lanternas receberam novo desenho interno, mais moderno. Como o Uno ainda tinha estilo recente e com bastante personalidade, o resultado da reestilização agrada. O que faltou foi mexer na mecânica, justamente o ponto forte do Ka - mais para frente a gente explica. Lado a lado, o Ford se destaca pelo porte maior, mas o Uno equilibra a disputa com seu interior mais refinado. Os plásticos usados no acabamento do carro da Ford são mais simples, assim como a montagem da carroceria que deixa gaps irregulares (vistos em algumas unidades já avaliadas por nós). No Ka, por exemplo, é possível observar o acabamento da porta se movendo quando o vidro desce, coisa que não acontece no Uno. Fora isso, o quadro de instrumentos do Ford é bem simples, contrastando com o desenho bem trabalhado do painel, inspirado no do Fiesta. Também há detalhes a elogiar, como o acabamento metalizado ao redor do sistema de som, no volante e nas maçanetas, mas o fato é que Uno deu um passo à frente meste quesito. Se o Fiat é mais bem cuidado internamente, o Ford ganha no espaço oferecido aos ocupantes. Maior em comprimento, largura, altura e entre-eixos, o Ka acomoda quatro adultos sem apertos, enquanto no Uno eles viajam mais justos. Os bancos do Ford também são maiores e mais cômodos, o que contribui para o conforto. Por conta do banco traseiro um pouco recuado (para valorizar o espaço), o Ka tem o porta-malas um pouco menor: 257 litros contra 280 l do Uno. Ambos trazem abertura interna da tampa, mas no Fiat falta poder destravar a tampa pelo controle remoto do chave - é preciso inserir a chave para abrir a tampa por fora, certamente um incômodo quando se chega com compras ou bagagem nas mãos.
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Assim como o Uno 1.4, a versão 1.0 não teve mudanças no conjunto mecânico. Isso significa que o tanquinho de partida a frio do sistema flex continua lá, e que os 75 cv e 9,9 kgfm gerados pelo propulsor Fire Evo seguem limitados para empurrar o Uno, agora um pouco mais pesado do que antes. Na cidade a relação curtinha do câmbio até que disfarça bem a falta de fôlego nas saídas e retomadas, mas basta pintar uma subida que o carro perde o pique. O Ka, ao contrário, tem no novo motor 1.0 de três cilindros um de seus trunfos. Para compensar o cilindro a menos que o Fiat, ele traz cabeçote multiválvulas (12V no total) e até comando variável nas válvulas de admissão e escape - sem falar do sistema Easy-start que dispensa o tanquinho da partida a frio. O resultado é de expressivos 85 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, valores que se traduzem em arrancadas e retomadas bem mais espertas que as do Fiat em uso urbano, como comprovam nossos testes: aceleração de 0 100 km/h em 13,7 s no Ka contra longos 17,4 s do Uno, e retomada de 40 a 100 km/h em 13,4 s no Ford ante 15,7 s do Fiat. É clara a vantagem do Ka também na estrada, com mais saúde nas ultrapassagens e aclives. Além disso, o motor mais forte permitiu à Ford optar por uma relação alongada nas marchas altas. A 120 km/h em quinta, por exemplo, o Ford viaja com 3.700 rpm, ao passo que o Fiat já está em 4 mil giros na mesma condição. O três cilindros do Ka vibra um pouco mais em rotações elevadas, mas o ruído do Uno é mais alto a partir de 3,5 mil rpm - ainda que o motor tenha sido melhor isolado neste modelo reestilizado. Por fim, o Ka também é mais econômico: fez média de 9,2 km/l na cidade e 13,0 km/l na estrada, contra 8,9 km/l e 12,4 km/l, respectivamente, do Uno. Embora macio de suspensão, o hatch da Fiat transmite mais os impactos dos buracos para a cabine. O Ford é mais sólido e competente na absorção de irregularidades, ao mesmo tempo em que se mostra mais assentado ao chão e inclina menos a carroceria nas curvas. Também ajudam na estabilidade do Ka as rodas aro 15" e pneus 195/55, contra aro 14 com pneus 175/65 do Fiat - que aliás cantam muito facilmente. A melhor dirigibilidade do Ford se completa com câmbio preciso (o Fiat tem engates mais longos e manhosos), freios mais eficientes e direção elétrica bem calibrada (leve, rápida e com boa sensibilidade). A direção hidráulica do Uno faz bom trabalho (leve e ágil), mas não tem a mesma maciez do rival nas manobras.
Garagem CARPLACE #3: novo Uno Attractive 1.0 faz frente ao Ka?
E então, dá para o Uno renovado encarar o Ka? Exceto pelas melhorias internas e oferta de equipamentos, é uma missão complicada - principalmente enquanto a Fiat não lançar o seu novo 1.0 três cilindros... Texto e fotos: Daniel Messeder
Garagem CARPLACE #3: novo Uno Attractive 1.0 faz frente ao Ka?
Fiat Uno Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 999 cm³, flex; Potência: 73/75 cv a 6.250 rpm; Torque: 9,5/9,9 kgfm a 3.850 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga-leve aro 14" com pneus 175/65 R15;Peso: 955 kg; Capacidades: porta-malas 280/290 litros, tanque 48 litros; Dimensões: comprimento 3.811 mm, largura 1.636 mm, altura 1.480 mm, entre-eixos 2.376 mm Ford Ka Motor: dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 997 cm3, comando duplo variável na admissão e escape, flex; Potência: 80/85 cv a 6.300 rpm; Torque: 10,2/10,7 kgfm a 3.500/4.500 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga-leve aro 15" com pneus 195/55 R15;Peso: 1.026 kg; Capacidades: porta-malas 257 litros, tanque 51,6 litros; Dimensões: comprimento 3.886 mm, largura 1.695 mm, altura 1.525 mm, entreeixos 2.491 mm
Garagem CARPLACE #3: novo Uno Attractive 1.0 faz frente ao Ka?
Fiat Uno Aceleração 0 a 60 km/h: 6,8 s 0 a 80 km/h: 11,6 s 0 a 100 km/h: 17,4 s Retomada 40 a 100 km/h em 3a marcha: 15,7 s 80 a 120 km/h em 4a marcha: 19,8 s Frenagem 100 km/h a 0: 45,2 m 80 km/h a 0: 28,1 m 60 km/h a 0: 15,8 m Consumo Ciclo cidade: 9,0 km/l Ciclo estrada: 12,4 km/l Ford Ka Aceleração 0 a 60 km/h: 5,7 s 0 a 80 km/h: 9,0 s 0 a 100 km/h: 13,7 s Retomada 40 a 100 km/h em 3a: 13,4 s 80 a 120 km/h em 4a: 13,8 s Frenagem 100 km/h a 0: 39,3 m 80 km/h a 0: 24,9 m 60 km/h a 0: 14,0 m Consumo Ciclo cidade: 9,2 km/l Ciclo estrada: 13,0 km/l Galeria de fotos: 

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