Disponíveis a partir das versões de topo dos carros médios, motores mais modernos e eficientes já são oferecidos no mercado nacional. Como exemplo, a Ford vende o novo Focus com o renovado 2.0 Direct Flex, o primeiro flex com injeção direta do mundo. A Volkswagen dispõe dos 2.0 TSI e 1.4 TSI, ambos turbo e com a mesma tecnologia de injeção, enquanto a também alemã BMW oferece os motores 2.0 turbo flex (o primeiro do mundo a unir turbo e etanol) e também o 1.6 turbo, que além da própria linha equipa modelos da MINI, Citroën e Peugeot.
A Chevrolet, apesar de ter renovado sua linha, ainda não conta com uma versão mais potente e moderna para os modelos mais caros. Uma boa pedida para a divisão brasileira suprir esta demanda está dentro da própria GM. Estamos falando do renovado motor 1.6 Ecotec Turbo, que acaba de ser aplicado ao Vauxhall Astra GTC.
Oferecido pela primeira vez no conversível Cascada, o motor 1.6 Ecotec é um quatro cilindros de 16 válvulas que, com o auxílio do turbo e da injeção direta, entrega 200 cv de potência e torque de excelentes 30,6 kgfm. Com ele, o Astra GTC é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 7,3 segundos e atingir velocidade máxima de 230 km/h.
Apesar do aumento de potência e torque em até 30% relação ao 1.6 turbo anterior, o consumo de combustível foi reduzido em 13%, com a ótima média de 15,1 km/l em circuito misto, segundo a Vauxhall. Vale lembrar também que recentemente a divisão australiana Holden atualizou o Cruze Sri-V com o motor 1.6 Ecotec ajustado para 180 cv de potência e 23,5 kgfm de torque.
Considerando que a maioria dos médios em nosso mercado já conta com motores turbo e/ou injeção direta, pelo menos nas versões de topo, não seria esta uma boa pedida para o Chevrolet Cruze, por exemplo?
Galeria: Que tal um Cruze com motor 1.6 Ecotec Turbo de 200 cv do Astra GTC?