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Controle de estabilidade (ESP) passa a ser obrigatório na Europa

Controle de estabilidade (ESP) passa a ser obrigatório na Europa

Controle de estabilidade (ESP) passa a ser obrigatório na Europa
A União Europeia anunciou que a partir de agora o controle eletrônico de estabilide, também chamado de ESP, passa a ser uma tecnologia de segurança obrigatória em carros de passeio e veículos comerciais leves vendidos no velho continente. Até agora, neste ano, 84% de todos os veículos novos comercializados na Europa estavam equipados com o programa eletrônico de estabilidade (ESP), uma tecnologia que, desde a sua introdução, impediu 190.000 acidentes e salvou mais de 6.000 vidas na por lá.
Controle de estabilidade (ESP) passa a ser obrigatório na Europa
A nova regra é aplicável no momento apenas para automóveis de passageiros e veículos comerciais leves que têm um peso bruto de até 3,5 toneladas, mas será estendida a todos os outros tipos de veículos já em 2015. Gerhard Steiger, presidente da divisão Bosch Chassis Systems Control, diz que o "ESP salva vidas" e, de acordo com um dos estudos da empresa, em 2011, a tecnologia impediu mais de 33.000 acidentes e salvou mais de 1.000 vidas nos estados membros da União Europeia. Utilizando sensores, o ESP compara 25 vezes por segundo se o carro está se movendo na direção em que o motorista está dirigindo e, caso isso não estiver ocorrendo, a tecnologia entra em ação e reduz o torque do motor. Se isso não for suficiente, ele então freará as rodas individualmente como um método para gerar a força contrária necessária para manter o veículo no trajeto seguro. No Brasil devemos esperar mais um pouco, pensando com otimismo, para que essa tecnologia torne-se obrigatória, visto que airbag e freios ABS, itens fundamentais de segurança, passaram a ser impostos por lei somente agora. Nossos vizinhos da Argentina, porém, já têm até data para a obrigatoriedade do sistema: 2018. O controle eletrônico de estabilidade tem sido um equipamento obrigatório nos Estados Unidos e no Canadá desde setembro de 2011 para todos os veículos com um peso bruto de até 4,5 toneladas. Essa tecnologia também é obrigatória na Austrália e em Israel, enquanto Japão, Coreia do Sul, Turquia e Rússia também implementarão o novo regulamento em breve. http://www.youtube.com/watch?v=yOwkwrM10hk

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