Uma parceria inédita entra a Chevrolet e o Instituto General Motors com o Projeto One World Futbol irá resultar na doação de 5.340 bolas de futebol para organizações que atendem jovens de classes sociais menos favorecidas.
"A Chevrolet é a primeira empresa patrocinadora do Projeto One World Futbol, que vem ajudando escolas, orfanatos e organizações sem fins lucrativos a usar o esporte para solucionar conflitos, ensinar a tolerância e construir comunidades sem violência," destaca Marco Aurélio Pacheco, diretor de Marketing da General Motors do Brasil.
A comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, será a primeira a receber as bolas do Projeto One World Futbol. A partir do dia 1º de abril de 2014, várias instituições da comunidade vão receber 160 bolas, o que inclui as instituições AMAR, IBISS, O Pequeno Nazário, Casa do Menor e Karamba.
Lançado em julho de 2010, o Projeto One World Futbol desenvolveu a One World Futbol – a primeira bola de futebol virtualmente indestrutível do mundo, que segundo o fabricante, nunca necessitará de uma bomba para ser inflada e nunca murchará, mesmo quando perfurada.
Para cada bola comprada no varejo, a empresa doará uma segunda bola para uma comunidade carente. A empresa também vende a One World Futbol diretamente a instituições e organizações, que trabalham com escolas, times de futebol, clubes e outras organizações para ajudá-los a levantar fundos, ao mesmo tempo que desencadeia a doação de bolas de futebol.
A ideia para a criação da "bola indestrutível" surgiu em 2006, quando o inventor da One World Futbol, Tim Jahnigen, estava assistindo a um noticiário sobre jovens refugiados traumatizados jogando futebol em Darfur, num campo de terra batida, com uma bola que eles mesmos tinham feito amarrando lixo com barbante. A partir daquela notícia, Tim viu que aqueles jovens, mesmo vivendo num ambiente hostil, tinham espíritos fortes, indestrutíveis e sentiu que mereciam algo melhor. Assim, visualizou a necessidade global por uma bola praticamente indestrutível que pudesse suportar as mais duras condições enfrentadas diariamente por jovens que vivem em campos de refugiados, áreas de desastres e em comunidades de baixa renda.
O Projeto One World Futbol está sediado em Berkeley, Califórnia. Até o momento, a OneWorld Futbol atingiu mais de 137 países através de, pelo menos, 138 organizações, mantendo o espírito do jogo vivo para um número estimado de 525.000 crianças e jovens.
Galeria: Chevrolet doará bolas "indestrutíveis" para instituições de áreas carentes