Conforme aponta reportagem da agência de notícias Automotive News Europe, a Opel, braço europeu da General Motors, considera lançar nos próximos anos uma divisão de baixo custo. De acordo com a reportagem, a ideia da marca é alcançar uma faixa nova do mercado e seguir uma tendência já adotada por Renault, Nissan e, mais recentemente, pela Volkswagen. Os clientes deixados pela Chevrolet, que se ausentará da Europa até o final de 2015, serão o principal foco da nova sub-marca.
O plano é parte de uma das estratégias da GM para recuperar as operações e dar mais autonomia à Opel no mercado europeu. Além do lançamento da marca barata, que pode acontecer até o final de 2020, a fabricante germânica passa a ser responsável pelas operações da Chevrolet na Rússia e da Cadillac na Europa. Questionado, o CEO da empresa, Karl-Thomas Neumann, revelou que acredita na recuperação da Opel para breve e projetou balanços positivos a partir de 2016.
A divisão barata atuará, assim como a Dacia, comercializando modelos com base no custo-benefício. O posicionamento da Opel no mercado (como uma marca intermediária entre generalista e premium) abriu espaço para a decisão de criar a nova companhia.
Galeria: Opel terá marca barata para "adotar" clientes órfãos da Chevrolet na Europa