Hatches premium e modelos aventureiros existem aos montes por aí. Mas que tal um hatch premium aventureiro? Esta é a aposta da Volvo com o novo V40 Cross Country. Sem abrir mão das características que qualificam o V40 como rival de Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes Classe A, a nova versão XC adiciona visual off-road (que faz sucesso no Brasil) e algumas modificações que o ajudam a enfrentar pisos esburacados e esporádicas incursões na terra - para chegar a um sítio ou praia mais afastada.
O que é? Estilo fora-de-estrada, sim, mas acompanhado de desempenho esportivo. O V40 Cross Country é equipado com o mesmo motor 2.0 turbo de cinco cilindros da versão esportiva R-Design do V40, entregando bons 210 cv de potência e expressivos 30,6 kgfm de torque máximo, gerenciados pelo câmbio automático de seis velocidades.
Diferenciais estéticos dão o toque aventureiro: faróis com LED's, para-choque dianteiro, grade dianteira no estilo colmeia, rodas de liga leve 18" exclusivas, altura do solo elevada em 4 cm (entre ajustes de suspensão e pneus), saias laterias, rack de teto, para-choque traseiro, difusor de ar e dupla saída de escape compõem o pacote XC.
Para completar, o V40 Cross Country vem com tração integral (AWD) que, em piso regular, mantém a tração em 95% na dianteira e 5% na traseira. Em caso de necessidade, o sistema de embreagem controlada eletronicamente entra em ação e distribui em até 50% o torque para a dianteira e 50% para a traseira. A atividade da tração 4x4 é percebida principalmente em trechos com desníveis e pisos irregulares.
Como anda? Durante o trajeto de ida e volta entre a cidade de São Paulo e Itu, no interior do Estado, o V40 Cross Country enfrentou estrada asfaltada e curtos trechos de terra batida. Em ambos, o hatch se mostrou bem apimentado, tendo no conjunto mecânico um dos destaques. O modelo mostra agilidade nas ultrapassagens e rapidez nas arrancadas, como mostram as cifras oficiais de 7,2 s no 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 210 km/h.
No trecho de asfalto, que compôs 80% do caminho percorrido, o hatch premium se comportou como um digno esportivo. O motor turbo faz os elevados 1.634 kg do hatch sueco se comportarem de maneira surpreendente quando é exigido. Nas ultrapassagens de pé embaixo, quando as rotações são elevadas para mais de 7.000 rpm, o câmbio automático agrada por ser ágil e suave nas mudanças, sem trancos para os ocupantes.
A direção elétrica conta com respostas ágeis e ainda varia de peso conforme as três opções de opções de ajustes: eco (leve), comfort (normal) e sport (mais firme). Esta troca de modos também altera o layout do painel de instrumentos, deixando algumas informações de acordo com o modo escolhido, como você pode ver na galeria ao fim da reportagem.
E na terra? Bem, a tração integral ajuda bastante em terrenos de baixa aderência, como lama e pedras. Numa curva fechada e sob aceleração forte, foi possível notar a traseira desgarrando por conta das pedras soltas, mas logo a eletrônica se encarregou de enviar mais tração ao eixo de trás e realinhar o hatch na trajetória. Tirando isso, é preciso respeitar os limites do carro, e não achar que está num SUV...
Mesmo com a suspensão levemente elevada, o V40 ainda tem acerto um tando duro para solos degradados, além de rodões aro 18" com pneus de perfil baixo. Como a suspensão tem pouco curso, as imperfeições são retransmitidas em tempo real aos ocupantes. Mas ele nem se mete a trilha pesada: com previsão de vender 300 unidades por mês, a marca deduz que os clientes do XC frequentarão de uma a duas vezes por mês estradas de terra batida ou areia, durante o trajeto para sítios ou praias.
Quanto custa? Ao aliar hatch premium e visual aventureiro, o V40 Cross Country acabou caro: a partir de R$ 141.500 sem nenhum opcional. Itens de série contemplam sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), ar-condicionado dual zone, teto panorâmico, sistema multimídia com tela de 7", sistema Volvo On Call (assistência de socorro, rastreamento e auxílio 24 horas), rodas de liga aro 18", sensores de chuva e crepuscular e faróis de xenônio direcionais com lavadores, entre outros equipamentos.
Para o modelo ficar ainda mais completo, é necessário colocar (novamente) a mão no bolso. O pacote High Tech custa R$ 10 mil (assistente de estacionamento com sensores traseiro e dianteiro, navegação GPS, câmera de ré e leitor de DVD), e o Safety sai por R$ 15 mil (airbag externo para pedestre, sistema de informação de pontos cegos (BLIS), controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego na transversal (para saídas de estacionamentos), detector de pedestres e ciclistas com frenagem automática, sistema de leitura de placas de sinalização e aviso de mudança involuntária de faixa). Por fim, o Sensus Connect Touch acrescenta R$ 7.690 (wi-fi via modem 3G, auxílio de fluxo de trânsito, 80 mil estações de rádio e localização de autorizadas Volvo).
Sem contar estes opcionais, a Volvo ainda oferece kits de estilo para o V40 aventureiro: Stilyng por R$ 5.729 (para-choques e saias laterais estilizados), aerofólio traseiro estilizado por R$ 2.460 e rodas personalizadas aro 19" por R$ 14.949. Somando tudo, o V40 Cross Country não sai por menos de R$ 197.328 - valor de muito SUV de verdade até mesmo dentro da própria Volvo.
Por Diogo Dias, de Itú (SP)
Fotos Divulgação/Mario VillaescusaFicha técnica – Volvo V40 Cross CountryMotor: dianteiro, transversal, cinco cilindros, 20 válvulas, 1.984 cm³, duplo comando, gasolina; Potência: 210 cv a 6.000 rpm; Torque: 30,7 kgfm a 4.000 rpm; Transmissão: câmbio automático de seis marchas, tração integral; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e multilink na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS; Rodas: liga leve, aro 18" com pneus 225/45 R18; Peso: 1.634 kg; Capacidades: porta-malas 324 litros, tanque 57 litros; Dimensões: comprimento 3.370 mm, largura 1.802 mm, altura 1.458 mm, entre-eixos 2.646 mm
Galeria: Volta Rápida: Volvo V40 Cross Country é hatch premium e aventureiro num só