Não é muito comum um utilitário aparecer aqui na redação, mas desta vez a gente recebeu o novo Fiorino para uma avaliação que mostrasse como ele se sai no dia-a-dia. Vale lembrar que o modelo foi o primeiro furgão derivado de carro de passeio e líder do segmento por nada menos que 23 anos consecutivos. São números nada desprezíveis, mas será que a nova geração tem cacife para manter a boa fama do utilitário? Confira!
Projetado inteiramente no Brasil, o Fiorino 2014 ganhou visual totalmente baseado no novo Uno, que foi lançado em 2010, e diga-se de passagem caiu muito bem ao utilitário. Maior em todos os aspectos (200 mm mais comprido, 21 mm mais largo, 27 mm mais alto e com entre-eixos 140 mm maior), agora o furgão oferece 650 kg de capacidade de carga.
Visto de frente e de lado até a porta, o Fiorino é igual ao Uno. A traseira, porém, ficou mais refinada graças às novas (e grandes) lanternas elevadas, como no Doblò. Apesar de não ter crescido muito, a impressão é de um utilitário maior e mais robusto. Tudo isso graças ao novo desenho de formas quadradas com cantos arredondados.
As portas do compartimento de carga se abrem em dois estágios. No primeiro, ficam travadas em ângulo de 90 graus em relação à carroceria; depois de destravadas, podem ser abertas totalmente em 180 graus. Os vidros nas portas traseiras e na parede divisória interna são itens opcionais.
A visibilidade e a posição de dirigir são boas (ajuste de altura do volante e do banco do motorista são opcionais), bem como a ergonomia e o novo ambiente interno herdado do novo Uno - uma bela evolução sobre a anterior. Há porta-objetos no console e nas portas, mas quem está acostumado a carros de passeio pode demorar um pouco para se acostumar com a ausência do retrovisor interno. Todavia, o campo de visão é bem compensado pelos retrovisores externos mais amplos.
No dia-a-dia o Fiorino requer um pouco mais de atenção, principalmente em manobras de marcha-a-ré, mas a versão avaliada contava com sensor de estacionamento traseiro (altamente recomendável para esse tipo de veículo). Em movimento, o furgão surpreende. Devido ao conjunto mais robusto para o trabalho, que ganhou suspensão traseira com mola semi-elíptica da picape Strada, o veículo tem condução mais firme e com menos balanço da carroceria, o que dá um bom resultado em curvas. Não há aquela inclinação excessiva do Uno, por exemplo.
Por ser um utilitário, naturalmente o baú reverbera um pouco do ruído e também por isso o barulho interno é um pouco elevado, mas não chega a comprometer. Dá pra viajar a tranquilo a 100 km/h. A 120 km/h já começa a incomodar.
Boa surpresa também com o motor Fire 1.4 Evo de 88 cv. Confesso que não esperava um desempenho convincente, já que o utilitário pesa 1.117 kg, mas o torque em baixos giros e o escalonamento do câmbio (que por sinal tem bons engates) garantem saídas espertas e retomadas muito boas, considerando a cilindrada. Com o baú vazio, o consumo com etanol foi adequado e ficou em 7,5 km/l na cidade e chegou 11 km/l na estrada.
A versão avaliada estava equipada com todos os opcionais, ou seja, era a mais cara e trazia banco do motorista com ajuste de altura, sensor de estacionamento e painel completo com conta-giros. O Fiorino parte de R$ 41.850 e chega a R$ 49.905 com todos os opcionais possíveis. Um nível acima, a marca oferece o Doblò, que tem mais conforto e espaço a partir de R$ 46.090.
Quem precisa de um carro para o trabalho com grande volume de carga tem no Fiorino uma ótima pedida: bom de dirigir e confortável no dia-a-dia, principalmente se levando em conta seu uso mais exaustivo. O conforto a dirigibilidade são praticamente iguais aos de um carro de passeio, deixando a decisão de compra apenas por conta do custo-benefício.
Texto e fotos Julio Cesar Ficha Técnica: Fiat Fiorino Furgão 2014Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.368 cm³, flex; Potência: 85 cv gasolina/88 cv etanol a 5.750 rpm; Torque: 12,4 kgfm com gasolina/12,5 kgfm com etanol a 3.500 rpm; Transmissão: manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: mecânica com pinhão e cremalheira (hidráulica opcional); Suspensão: independente McPherson na dianteira e feixe de mola parabólica longitudinal com amortecedores hidráulicos e eixo rígido na traseira; Freios: ABS com EBD com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira; Peso: 1.117 kg; Capacidades: 650 kg de carga e volumétrica de 3.100 litros, tanque 58 litros; Dimensões: comprimento 4.384 mm, largura 1.926 mm, altura 1.900 mm, entre-eixos 2.717 mm; Desempenho*: velocidade máxima de 158 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h: 11,9 segundos com etanol.
*Dados do fabricante
Galeria: Avaliação: feito para o trabalho, Fiat Fiorino tem jeito de carro de passeio