A Honda optou por um caminho mais convencional ao lançar a moto que vai ficar no lugar da Hornet - ao menos até esta ganhar uma nova geração, o que deve acontecer por aqui somente em 2016. A nova CB 650F e sua irmã carenada CBR 650F chegam com proposta de uso diário e preços mais acessíveis diante da Hornet, como mostra a tabela abaixo:
CB 650F STD: R$ 28.990
CB 650F com ABS: R$ 31.190
CB 650F nas cores do Team HRC: R$ 31.690
CBR 650F STD: R$ 30.690
CBR 650F com ABS: R$ 32.890
Desta forma, a Honda posiciona a nova moto de cara com a Yamaha XJ6, sua principal rival, e em condições de briga até com a Kawasaki ER-6N 650, que usa motor bicilíndrico. Para conseguir esse custo mais baixo, a nova CB abre mão de alguns refinamentos encontrados na Hornet, como chassi de alumínio (usa aço) e suspensões invertidas na dianteira (usa garfos convencionais).
O motor segue de quatro cilindros com duplo comando (DOHC) e 16 válvulas, mas teve a cilindrada elevada de 599 cc para 649 cc de modo a valorizar o torque em baixas rotações. O resultado são 6,4 kgfm a 8 mil rpm (a Hornet tinha 6,5 kgfm, mas só a 10.500 rpm), com a potência contida em 87 cv (contra 102 cv da Hornet). Além da proposta de uso diário, com maior linearidade nas respostas do motor, a nova CB também foi pensada para ser mais econômica.
A CB 650F será oferecida nas cores preta e branca (esta com a grafia do time Honda Racing), a primeira com freio ABS opcional e a segunda com ABS de série. Já a CBR 650F, carenada e com semi-guidões, será vendida nas cores vermelha (com ABS opcional) e branca (ABS de série). A naked chega às lojas em novembro, seguida da CBR a partir de janeiro de 2015. Ambas são produzidas em Manaus (AM), onde a Hornet deixou de ser feita desde meados do ano.
Confira ainda hoje mais detalhes e a primeira avaliação das novas Honda aqui no CARPLACE MOTO!
Galeria de fotos:
Galeria: Honda lança CB 650F a partir de R$ 28.990 - Hornet sai de linha