Bastou o novo Ka chegar com o inédito motor 1.0 3C de 85 cv para que a discussão sobre desempenho dos "um ponto zero" voltasse ao tema das conversas automotivas. O Ford de nova geração traz o propulsor "mil" mais potente do país, e também o único com comando variável tanto nas válvulas de admissão quanto nas de escape. Mas será ele o 1.0 mais rápido do mercado? Bem, o Hyundai HB20 não foi páreo para o Ka, como vimos no comparativo da semana passada. Restava agora compará-lo ao VW up!, também de três cilindros e 12V, e ao renovado Nissan March, com motor de quatro cilindros e 16V. Levamos os três para nossas medições abastecidos com etanol, para o melhor rendimento possível. E o resultado você confere a seguir!
Nissan March A carinha mais invocada do March nacional não deixa dúvidas sobre a evolução do hatch em relação à versão mexicana que ainda é vendida como modelo de entrada. Além do novo visual frontal, o único 1.0 de origem japonesa do nosso mercado ganhou melhor acabamento, direção elétrica recalibrada e, na versão SV avaliada, também um bom sistema de som com Bluetooth e comandos no volante.
Para dirigir, no entanto, as novidades são poucas. Afora a direção que ficou mais firme e precisa em velocidade, a sensação de acelerar o hatch é a mesma de antes. O motor 1.0 16V de origem Renault, por si só, não garante números favoráveis diante da concorrência dos novos tricilíndricos: são 74 cv de potência e 10,0 kgfm de torque, ou 11 cv e 0,7 kgfm a menos que o motor do Ka. Curiosamente, a Nissan divulga os mesmos valores de torque e potência com etanol ou gasolina. E o propulsor do March ainda é o único do trio a trazer o tanquinho de partida a frio.
Com apenas 74 cv, o March faz milagres. A não ser por uma leve hesitação em baixos giros, o hatch é tão esperto nas saídas e retomadas que nem parece 1.0. Nos testes, chegou aos 100 km/h em 14,5 s e retomou de 40 a 100 km em 14,1 s. O segredo está no baixo peso, de 970 kg nesta versão SV, e também na relação bem curta das duas primeiras marchas e do diferencial. Assim, o motor trabalha quase sempre em giros mais altos, onde entrega sua melhor performance. Na estrada a 120 km/h, o conta-giros aponta 3.900 rpm em quinta marcha - uma rotação normal em se tratando de um "mil".
Leve e ágil, o March é também bastante comunicativo - para o bem e para o mau. Os pedais são sensíveis, a direção é macia (além de o raio de giro ser campeão!), o câmbio tem engates secos e a suspensão durinha segura bem a carroceria nas curvas. Em compensação, a transmissão é barulhenta (faz aquele "clac" nos encaixes), o ruído do motor invade a cabine sem cerimônia e os amortecedores batem seco nos buracos. Para quem gosta de dirigir, é um carro sem "filtros". Mas quem deseja conforto encontra opções melhores.
A melhor notícia, no entanto, é o preço: o March 1.0 custa a partir de R$ 32.990 e chega até R$ 36.990 nesta versão SV testada, sempre com direção elétrica e ar-condicionado. Se considerarmos os R$ 39.990 do Ka SEL, porém, dá pra levar o March SV com motor 1.6 16V - este sim valente de verdade com seus 111 cv!
VW up! O pequeno up! entra forte nesta disputa: ele traz um novíssimo motor 1.0 12V de três cilindros, como o Ka, e é ainda mais leve que o March, pesando 910 kg em sua versão básica. Como passamos um mês com o up! em nosso "Garagem CARPLACE", tivemos a oportunidade de testar duas versões: a take up! de entrada, com rodas aro 14" e nada de equipamentos (direção mecânica, vidros por manivela, ventilador...) e a top high up!, com rodas de liga aro 15", direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas, ar-condicionado e sistema de entretenimento com GPS e conexão Bluetooth para celular. Os preços vão de R$ 27.190 (versão take duas portas) a R$ 40.630 (white up! sem opcionais).
A diferença de pneus (175/70 R13 contra 185/60 R15), além do peso extra do high up!, contou pontos na pista de testes: o up! "pelado" foi o primeiro 1.0 testado por nós a baixar da casa dos 14 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, registrando 13,9 s. E também mostrou agilidade de sobra na retomada de 40 a 100 km/h, com 13,1 s. Já o high up! anda bem, mas nem tanto: 14,8 s e 14,7 s, respectivamente, nas mesmas provas. Em ambos os casos, o hatch chega a ser divertido de dirigir. O motor tricilíndrico de 75/82 cv e 9,7/10,2 kgfm tem um roquinho esportivo e responde com vontade acima das 3 mil rpm. Na estrada, os 120 km/h em quinta marcha são alcançados com elevadas 4.000 rpm, mas com baixíssimo nível de ruídos e vibrações.
O refinamento mecânico do up! contempla também o câmbio MQ200 (de engates curtos e precisos), a leve direção elétrica e a carroceria bastante rígida que contribui para a dirigibilidade. A suspensão segue o padrão VW, um pouco mais firme, porém, nada que chegue a comprometer o conforto - é melhor de buraco que o March, por exemplo. A construção caprichada também é destaque, mas não impede que a cabine tenha visual simples: o quadro de instrumentos traz somente o básico na versão de entrada, enquanto a falta de acabamento nas portas (com metal à mostra) não agrada a todos.
O maior problema do up!, no entanto, parece ser o tamanho diminuto por fora. Embora tenha espaço interno aceitável e um porta-malas de 285 litros, o novo VW tem encontrado resistência do consumidor por ser um sub-compacto - o mesmo que já aconteceu com o Ford Ka no passado. Uma pena, pois além da segurança cinco estrelas em testes de impacto, o up! é um dos 1.0 mais agradáveis de dirigir do mercado e ainda é nosso atual campeão de consumo, com médias de 10 km/l na estrada e 14 km/l na estrada, usando etanol.
Ford Ka Já escrevi isso algumas vezes, mas volto a repetir: de Ka esse novo hatch da Ford não tem nada além do nome. Considere-o como o verdadeiro substituto do Fiesta Rocam e você entenderá a estratégia da Ford. Comparando as proporções, observando o teto elevado e o espaço interno, vemos que o Ka de nova geração tem muito mais a ver com o velho Fiesta do que seu próprio sucessor natural, o New Fiesta, que trilhou um caminho mais voltado ao design e à esportividade.
Dito isso, temos um Ka com porte superior ao do March e, principalmente, ao do up!. É do Ford as maiores dimensões externas e o espaço interno mais amplo, especialmente no banco traseiro (embora o porta-malas de 257 litros seja modesto). Acabou também que o Ford ficou mais pesado, sendo o único do trio a superar uma tonelada. Nesta versão topo de linha SEL, que inclui direção elétrica, ar-condicionado, sistema Sync com comandos no volante e controle de estabilidade com assistente de partida em rampa, o Ka acusa 1.026 kg na balança.
Ainda assim, a Ford optou por uma relação de transmissão mais longa para o Ka, especialmente a da quinta marcha. Tudo isso por conta do novo motor 1.0 tricilíndrico da marca, que realmente surpreendeu em nossos testes. O propulsor concilia a maior potência do trio, 80/85 cv, com também o maior torque, de 10,2/10,7 kgfm. Único com comando variável também no escape (o up! tem apenas na admissão), mostra boa disposição logo em baixos giros e funcionamento quase isento de vibrações, graças a um trabalho no peso do volante do motor. Lembra bastante o propulsor do up! pelo ronquinho do motor "meio V6", se juntando ao VW como um dos 1.0 mais prazerosos de acelerar do mercado nacional.
Testado na versão SEL, com rodas aro 15" e largos pneus 195/55, o Ka cravou 13,7 segundos para chegar aos 100 km/h, além de retomar a velocidade de 40 a 100 km/h em 13,4 s. Na comparação com o high up!, também com aros 15", o Ford levou a melhor nas duas medições. Já se confrontado ao take up! básico, mais leve e com aros 14, os resultados se embolam. O carro da Volks marcou 13,9 s até os 100 km/h e 13,1 s na retomada. Resta agora testarmos o Ka na versão SE, que traz menos equipamentos e rodas aro 14". Como bem mostrou o up!, o peso extra dos equipamentos e as rodas maiores influenciam significativamente no desempenho.
Bem disposto quando acelerado a fundo, o Ka não tem o mesmo pique nos aclives da estrada. Isso porque a quinta marcha alongada deixou o giro em confortáveis 3.700 rpm a 120 km/h. Embora seja uma boa medida para o consumo, a rotação fica um pouco longe do torque máximo (4.500 rpm), pedindo reduções nas subidas. Nesse aspecto o up! se mostra mais esperto, uma vez que seus 10,4 kgfm de torque surgem logo a 3.000 giros e o VW tem a relação de quinta marcha mais curta. Já quanto à dirigibilidade, o Ka se destaca pelo conjunto: tem a direção mais rápida e comunicativa, os freios mais fortes e ainda a suspensão mais bem calibrada, com a melhor relação entre conforto e estabilidade do trio aqui reunido.
Para finalizar, vamos ao consumo. E aqui o Ka ficou no meio termo, bebendo menos que o March e mais que o up! quando abastecido com etanol: 9,2 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Numa próxima ocasião, vamos medir o consumo do modelo também com gasolina. Tabelado entre R$ 35.390 e R$ 39.990 (versões 1.0), o novo Ford tem chegada às lojas prevista para a segunda quinzena de setembro. E já estreia com o título de 1.0 mais rápido do Brasil.
Por Daniel Messeder
Fotos Divulgação e Rafael Munhoz (up!)Nissan March SV 1.0Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 998 cm3, 16 válvulas, comando simples, flex; Potência: 74 cv a 5.850 rpm; Torque: 10,0 kgfm a 4.350 rpm; Transmissão: manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga-leve aro 15, com pneus 185/60 R15; Peso: 970 kg; Capacidades: porta-malas 265 litros, tanque 41 litros; Dimensões: comprimento 3.827 mm, largura 1.675 mm, altura 1.528 mm, entre-eixos 2.450 mm.
VW high up!Motor: dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, comando variável na admissão, 999 cm3, flex; Potência: 75/82 cv a 6.250 rpm; Torque: 9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: aro 15 com pneus 185/60; Peso: 958 kg; Capacidades: porta-malas 285 litros, tanque 50 litros; Dimensões: comprimento 3.605 mm, largura 1.645 mm, altura 1.500 mm, entreeixos 2.421 mm;
Ford Ka SEL 1.0Motor: dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 997 cm3, comando duplo variável na admissão e escape, flex; Potência: 80/85 cv a 6.300 rpm; Torque: 10,2/10,7 kgfm a 3.500/4.500 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: liga-leve aro 15" com pneus 195/55 R15;Peso: 1.026 kg; Capacidades: porta-malas 257 litros, tanque 51,6 litros; Dimensões: comprimento 3.886 mm, largura 1.695 mm, altura 1.525 mm, entreeixos 2.491 mm
Galeria: Teste CARPLACE: Ka, up! ou March, qual o 1.0 nacional mais rápido?