EuroNCAP: veja os sistemas de frenagem automática em ação
EuroNCAP: veja os sistemas de frenagem automática em ação
Enquanto no Brasil todos os carros novos passarão a receber freios ABS e duplo airbag a partir de 2014, na Europa fica evidente o abismo existente entre nós e o primeiro mundo quando o assunto é segurança. A partir desta mesma data, o EuroNCAP passará a pontuar melhor os carros com sistemas de frenagem autônomos. Assista ao resultado dos testes de oito veículos.
Os modelos FIAT 500L, Ford Focus, Honda Civic (europeu), Mercedes-Benz Classe E, Mitsubishi Outlander, Volvo V40, Volvo XC60 e Golf VII tiveram seus sistemas provados nas situações de alerta de colisão eminente e/ou tecnologia de frenagem automática.
Os sistemas de frenagem de emergência autônomos podem reduzir em até 25% os casos de colisões traseiras, ou ainda, reduzir significativamente as lesões causadas por acidentes do tipo. Nos testes, o EuroNCAP dividiu em dois grupos: condução em cidade a baixas velocidades que visam mitigar os acidentes ou reduzir lesões; e o "Inter-Urbano" (estradas) para velocidades mais elevadas, o quais visam reduzir acidentes que possam resultar em lesões graves ou fatais causados por desatenção motorista ou distração.
O vídeo abaixo explica o funcionamento dos testes:
Na cidade, os carros tendem a viajar a uma distância mais próxima em tráfego lento, o que reduz a capacidade do condutor de evitar um acidente no último instante. Como resultado, o EuroNCAP focou-se na função de frenagem automática em seus testes "urbanos" em até 50 km/h nos veículos abaixo com os seguintes resultados:
Mercedes Classe E - Brake PRE-SAFE - Bom (3 pontos)
Volvo V40 - City Safety e Alerta de Colisão com auto-frenagem completa: Bom (2,9 pontos)
Mitsubishi Outlander - Mitigação de Colisão em movimento: Bom (2,1 pontos)
Volvo XC60 - City Safety: Adequado (1,9 pontos)
Fiat 500L - City Brake Control: Adequado (1,8 pontos)
Ford Focus - Frenagem Ativa em Cidade: Adequado (1,7 pontos)
Em velocidades mais elevadas, muitas vezes há tempo suficiente para que o condutor possa tomar medidas para evitar o acidente. Portanto, os chamados sistemas do grupo "interurbanos" fornecem uma função que alerta sobre a colisão eminente juntamente com um maior desempenho de frenagem, que pode ainda ser complementada com uma função automática de freio, no caso de o motorista não responder ao aviso. Cinco veículos foram testados e os resultados são:
Mercedes Benz Classe E - Brake PRE-SAFE: Bom (2,7 pontos)
Volvo V40 - City Safety e Alerta de Colisão com auto-frenagem completa: Bom (2,6 pontos)
Volkswagen Golf VII - Front Assist: Bom (2,2 pontos)
Mitsubishi Outlander - Mitigação de Colisão em movimento: Adequado (1,9 pontos)
Honda Civic - Sistema de frenagem e mitigação de colisão: Adequado (0,44 pontos)
Apesar de disponíveis como opcionais para alguns modelos, estes são sistemas de apoio que não devem ser excessivamente invocados pelo condutor. Em situações mais difíceis, a ativação do sistema automático pode não ser suficiente ou não oportuna o suficiente para evitar completamente uma colisão, embora a velocidade de impacto resultante pode ser significativamente reduzida. Para o Euro NCAP, a boa proteção do ocupante continua a ser vital para evitar consequências graves.
Galeria: EuroNCAP: veja os sistemas de frenagem automática em ação
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Audi confirma novas gerações de Q3 e A7 para 2025; veja o que sabemos
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Produção de motos cresce 11% e vendas podem passar de 2 mi em 2025
BMW apresenta sistema operacional e aposenta painel tradicional
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia