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Teste CARPLACE: Etios Sedan XLS 2014 mostra que tapa no interior é refresco

Teste CARPLACE: Etios Sedan XLS 2014 mostra que tapa no interior é refresco

Teste CARPLACE: Etios Sedan XLS 2014 mostra que tapa no interior é refresco
Teste CARPLACE: Etios Sedan XLS 2014 mostra que tapa no interior é refresco
O Etios completou seu primeiro aniversário no Brasil no mês passado. Mas a festa de 1 ano não teve motivo para grandes comemorações: lançado na mesma época que Chevrolet Onix e Hyundai HB20, modelos que "causaram" no Top 10 das vendas, o Toyota teve desempenho comercial muito abaixo do esperado. Para a linha 2014, então, a marca tratou de fazer leves retoques na cabine (principal alvo de críticas) na tentativa de emplacar o modelo. Será que agora vai? É o que fomos experimentar. Preto no cinza Como já havíamos testado o Etios XS 1.3 hatch, agora optamos pelo Sedan 1.5 XLS, versão topo de linha do modelo. Externamente, a linha 2014 permanece igual, ou seja, o design sem graça e com pouca inspiração continua a ser o ponto fraco do carro. Nesta variação sedã, a coisa se complica ainda mais pelo desenho das lanternas, que parecem escorridas. Sabemos que a Toyota já trabalha numa nova geração, mas ela ainda deve levar uns dois anos, no mínimo, para chegar ao mercado e salvar a imagem do compacto japonês.
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Por dentro, porém, percebemos algumas melhorias nesta linha 2014. Os plásticos rígidos e suscetíveis a riscos ainda estão lá, mas o aplique em black piano no painel e os novos revestimentos dos bancos ajudaram a melhorar um pouco o ambiente. Fora isso, o painel que era cinza agora é todo preto. O painel de instrumentos central permanece o mesmo, com o marcador de combustível minúsculo, porém com nova iluminação na cor azul. Mas segue ruim de visualizar, com os ponteiros correndo por trás da escala. Para completar a falta de refinamento interno, o Etios permanece sem iluminação nos interruptores das portas. À noite é preciso tatear os comandos dos vidros e a tranca das portas, pois também não há travamento automático quando o carro entra em movimento.
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Com um interior espaçoso, o Etios acomoda muito bem cinco ocupantes. O espaço para pernas no banco traseiro surpreende para o tamanho do carro. O porta-malas também é campeão, com gigantescos 562 litros. Mas, novamente, a falta de cuidado fica evidente no mecanismo da trava da tampa que fica exposto. Na cabine, embora a ergonomia não seja ruim, causa estranheza esta versão de topo não contar sequer com ajuste de altura do banco e nem dos cintos dianteiros, sem falar na falta do ajuste elétrico dos retrovisores.
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Por fim, o Etios ganhou um novo sistema de áudio Double Din com entrada USB, detalhes cromados nos botões do ar-condicionado e manopla do câmbio. Como a versão testada era a XLS, havia ainda o volante com base reta, comandos de som e revestimento em couro. A pegada desta direção é bem bacana, dando um toque esportivo o careta sedã, mas o rádio tem o visor ruim de enxergar em dias de sol forte. Outra história Se o visual não empolga, em movimento a conversa é outra. O Etios é um carro bastante agradável ao volante. As arrancadas e retomadas são muito boas, mérito do motor 1.5 16V com comando variável (96 cv e 13,9 kgfm). Outro destaque fica para os engates do câmbio: precisos, suaves e curtos. Além disso, os pedais têm acionamento suave e curso correto. No conjunto, o Etios transmite aquela leveza típica dos carros japoneses, não escondendo sua origem Toyota apesar do estilo indiano.
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A direção elétrica é leve em manobras e ajuda na boa dirigibilidade. Ela não é muito comunicativa e um tanto lenta nas manobras, mas não prejudica o prazer ao dirigir, principalmente considerando neste segmento o cliente aprecia uma condução mais confortável do que dinâmica. Mesmo assim, o desempenho surpreende para um carro 1.5, chegando a parecer que o Etios tem mais potência do que indica a ficha técnica. O sedã é ágil na cidade, se revelando um carro esperto no trânsito. Como referência, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos, número próximo ao de compactos com motorização 1.6.
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Na estrada, o motor 1.5 volta a agradar mesmo nas retomadas para ultrapassagens, exibindo performance equivalente à dos motores 1.6 na maioria das situações. Outro característica que chama a atenção é o funcionamento suave do propulsor, com baixo nível de ruído e vibrações. Em outras palavras, dá para viajar a 120 km/h com relativo silêncio interno. E ainda fazendo quase 12 km/l de consumo com etanol, na média rodoviária. Na cidade, outra boa marca: 8,2 km/l - marcas bem parecidas com as do Etios hatch 1.3 testado anteriormente.
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Se motor e câmbio estão afinados, a suspensão também não deixa a desejar. Bem calibrada para nossas (judiadas) ruas, ela consegue oferecer conforto e firmeza na medida exata. Os buracos são bem filtrados antes de chegar aos ocupantes e a estabilidade é bastante boa, transmitindo segurança ao motorista mesmo em curvas e desvios mais rápidos. Táxi? Na versão testada, com tudo a que tem direito, o Etios Sedan custa R$ 44.990. É um tanto caro, ainda mais considerando os mimos que um carro deste preço deveria trazer. Pelo o que custa, ao menos nesta versão "completa", ele passa a brigar em preço com rivais mais sofisticados e mais bem acabados internamente, como Grand Siena Essence 1.6 e Prisma LTZ 1.4 - sem falar que logo estreia o novo Logan, que briga com o Etios em espaço e vai ganhar design atraente.
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Tudo somado, o Etios é um carro que oferece um bom conjunto mecânico e ótima dirigibilidade, mas peca pelo visual e a falta de itens indispensáveis para um carro deste segmento e preço. A Toyota tem se esforçado para levantar a moral do seu compacto, com essas mudanças pontuais no acabamento e promoções nas concessionárias, inclusive para taxistas, para ajudar a alavancar as vendas. Resta agora aguardar a resposta do mercado. Por Julio Cesar Fotos Rafael Munhoz Ficha técnica – Toyota Etios Sedan 1.5 XLS Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.5 16V, comando duplo, flex; Potência: 92/96 cv a 5.600 rpm; Torque: 13,9 kgfm a 3.100 rpm; Transmissão: manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: aço estampado aro 15, com pneus 185/60 R15; Peso: 980 kg; Capacidades: porta-malas 562 litros, tanque 45 litros; Dimensões: 4.265 mm (comprimento), 1.695 mm (largura), 1.510 mm (altura), 2.550 mm (entre-eixos). Medições CARPLACE Aceleração 0 a 60 km/h: 5,0 s 0 a 80 km/h: 7,8 s 0 a 100 km/h: 11,9 s Retomada 40 a 100 km/h em 3a marcha: 11,5 s 80 a 120 km/h em 4a marcha: 12,4 s Frenagem 100 km/h a 0: 41,4 m 80 km/h a 0: 25,8 m 60 km/h a 0: 14,4 m Consumo Ciclo cidade: 8,2 km/l Ciclo estrada: 11,7 km/l Números do fabricante Aceleração 0 a 100 km/h: N/D Consumo cidade: N/D Consumo estrada: N/D Velocidade máxima: N/D

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Foto de: Redação
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