A Volvo lançou esta semana a nova linha 60 R-Design 2014 no Brasil. Composta pelos modelos S60, V60 e XC60, a gama mais nervosa da marca chega ao mercado com leves mudanças no design e novos equipamentos, além de um pacote mais completo de segurança.
Os modelos R-Design trazem um conjunto específico de para-choques, mais esportivos e com difusor de ar na peça traseira, que também incorpora as saídas de escapamento cromadas. As rodas são aro 18" nos S60 e V60 T5, e aro 19" nas versões T6, com tração integral. Para o XC60 R-Design, as rodas são aro 20" tanto para o T5 e T6.
A reformulação trouxe uma nova grande, luzes diurnas reposicionadas, lavadores dos faróis em nova posição e novo emblema R-Design. Além disso, a linha adota de série molas e amortecedores específicos, que reduzem a altura do solo em 15 mm. Outros componentes da suspensão, como buchas, batentes e barras de torção e estabilizadoras, também são desenvolvidos para melhor performance.
As versões T5 R-Design trazem motor de 4 cilindros em linha com turbo e injeção direta, 2.0 de 240 cv, e câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift de seis velocidades, com opção de troca manual. Já os modelos T6 R-Design AWD trazem motor 3.0 turbo, de seis cilindros em linha, com injeção direta e 304 cv, transmissão Geartronic automática de seis velocidades e com opção de trocas sequenciais. Nos modelos T6 a tração é integral.
O S60 T6 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 s (antes eram 6,1 s), enquanto o V60 alcança a marca em 6,0 s (antes eram 6,2 s). O XC60, por sua vez, gasta 6,9 s (antes eram 7,3 s).
No acabamento, a linha esportiva mantém o ótimo padrão Volvo, e conta com novos bancos esportivos com maior apoio lateral, volante R-Design e pedaleiras de alumínio para uma condução mais esportiva. Os detalhes em alumínio e o bom Painel Digital Personalizável completam o conjunto.
Entre os novos itens de tecnologia está disponível o Sensus Connected Touch, um dispositivo multimídia, que será vendido como acessório, que torna possível navegar na internet, obter informação sobre o trânsito, ouvir estações de rádio online entre muitas outras tarefas.
De série em todas as versões, o Painel Digital Personalizável, equipamento que estreou no Volvo V40, usa uma tela de TFT e traz um novo sistema, onde é possível escolher entre três modos de visualização, Elegance, Eco e Performance.
Faróis de Xenon Adaptativos, Detector de Pedestres e Ciclistas, sistema City Safety (que agora atua em velocidades de até 50 km/h), airbags laterais e frontais, freios ABS com EBA, controle anticapotamento (RSC), de tração e de estabilidade (DSTC), bem como o freio de estacionamento elétrico são todos itens de série.
Versões
O sedã S60 e o sportswagon V60 serão oferecidos apenas nas versões R-Design, com duas motorizações: 2.0 de 240 cv e 3.0 de 304 cv. O XC60, líder de vendas da marca no Brasil, será oferecido nas versões Dynamic, com motor 2.0 de 240 cv, Top, com motor 3.0 de 304 cv e tração integral, e R-Design, com as duas opções de motorização.
Preços
XC60 T5 R-Design R$ 189.950
XC60 T6 R-Design R$ 249.950
S60 T5 R-Design R$ 154.950
S60 T6 R-Design R$ 205.950
V60 T5 R-Design R$ 159.950
V60 T6 R-Design R$ 209.950
V40 T5 R-Design R$ 138.950
Confira em breve aqui no CARPLACE as impressões ao dirigir os modelos da nova linha Volvo R-Design 2014.
Por Julio Cesar
Galeria: Volvo lança a linha R-Design 2014 no Brasil