Toyota não prioriza turbo e diz preferir motores de alta cilindrada
Toyota não prioriza turbo e diz preferir motores de alta cilindrada
Tendência entre as grandes montadoras, os motores compactos alimentados por turbo parecem não agradar tanto assim a Toyota. Em entrevista concedida à agência de notícias Automotive News, Koei Saga, um dos chefões da engenharia da marca, disse que os blocos downsizing estão em desenvolvimento, mas não devem se espalhar pela gama. Para o executivo, a aposta tem de ser em propulsores maiores de ciclo Atkinson.
De acordo com Saga, motores desse tipo são "impressionantes ao combinar alta performance com máxima eficiência em combustível". Tais motores se caracterizam pelo maior tempo de abertura das válvulas de admissão e taxa de compressão mais baixa. O processo resulta em maior economia, mas há perda considerável de torque.
O ciclo Atkinson, dessa forma, é mais comum em modelos híbridos, que contam com motor elétrico para fornecer força extra em rotações mais baixas.
O engenheiro disse ainda que não deixará os propulsores turbo completamente de lado e inclusive desenvolve em um bloco turbo com injeção direta, mas que muito trabalho precisa ser feito até que ele chegue a produção em massa.
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