Celebrando um momento histórico, a Ford comemora hoje 100 anos da linha de montagem de automóveis em série, uma criação de Henry Ford que marca a era moderna da produção em massa. Desde o início da montagem do Modelo T aos dias atuais, a marca expandiu sua estrutura global, e se prepara para até 2017, produzir em média quatro diferentes modelos em cada fábrica ao redor do mundo.
A empresa prevê que 90% de suas fábricas no mundo irão operar em altas escalas de trabalho aumentando em mais de 30% o tempo de produção.
"Há 100 anos, meu bisavô teve a visão de produzir um transporte seguro e eficiente para todos", diz Bill Ford, presidente do Conselho da Ford. "Sinto orgulho de que ele tenha sido capaz de trazer a liberdade da mobilidade a milhões de pessoas, tornando os carros acessíveis para as famílias. A sua visão de servir as pessoas continua a nos orientar em tudo o que fazemos hoje."
Novas fábricas globais
A expansão na capacidade global da Ford permitirá à empresa produzir cerca de 6 milhões de veículos em 2013 - aproximadamente 16 unidades a cada minuto. Até 2015, a Ford vai inaugurar 14 fábricas, incluindo a Fábrica de Motores de Camaçari, na Bahia, em 2014, e outras na China, Rússia, Índia, Tailândia e Romênia.
Em 2017, praticamente todos os veículos Ford serão produzidos com base em nove plataformas, aumentando a eficiência da manufatura e entregando aos consumidores globais todos os equipamentos, tecnologia e economia de combustível que eles desejam. Hoje, a marca utiliza 15 plataformas de veículos.
História
Há 100 anos, Henry Ford e seu time na fábrica de Highland Park lançaram a maior contribuição do mundo para o avanço da manufatura - a primeira linha de montagem móvel. Ela simplificou a montagem dos 3 mil componentes do Ford Modelo T, distribuindo-a em 84 etapas executadas por grupos de trabalhadores, enquanto uma correia puxava o chassi dos veículos ao longo da linha.
O novo processo revolucionou a produção e diminuiu o tempo de montagem de cada veículo de 12 horas para cerca de 90 minutos. Reduzindo o custo, o tempo e a mão de obra necessários para construir os carros, com o aprimoramento da linha de montagem através dos anos, Ford conseguiu baratear o preço do Modelo T de 850 dólares para menos de 300 dólares, tornando o modelo acessível aos próprios trabalhadores que o produziam.
Em 1927, Ford produzia um Modelo T a cada 24 segundos e vendeu mais de 15 milhões em todo o mundo - metade de todos os automóveis somados na época.
No Brasil, em 1919, teve início a produção do Modelo T e, em 1921, foi construída a primeira linha de montagem brasileira em série na Rua Solon, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.
Futuro
Atualmente, os engenheiros da Ford estão desenvolvendo, por exemplo, uma tecnologia patenteada, única e altamente flexível, para moldar peças de metal de baixo volume com rapidez. Conhecida como F3T (Ford Freeform Fabrication Technology), ela vai reduzir os custos e o tempo de produção de peças estampadas para protótipos, de dois a seis meses para três dias úteis.
Ao mesmo tempo, a Ford está ampliando a utilização da impressão 3D para produzir componentes de protótipos. Essa tecnologia permite criar múltiplas versões de uma peça e destiná-las aos testes de engenharia no prazo de dias, em vez de meses.
Galeria: Ford comemora 100 anos da primeira linha de montagem em série