Após debutar no mundo dos supercarros com o R8, a Audi quer dar um passo além e entrar em um segmento ainda mais restrito, o dos "hipercarros". O carro que seria o responsável por essa estreia é o R10. A inspiração vem do protótipo R18, que participa do WEC (World Endurance Championship, o Mundial de Endurance da FIA), não apenas no aspecto visual como também na motorização: o projeto prevê propulsão híbrida, composta por um motor diesel e uma dupla de motores elétricos.
O propulsor a diesel deverá ser um 3.0 V6 turbodiesel de 420 cv e 71,2 kgfm de torque. Com o auxílio da dupla elétrica, o R10 deverá superar os 600 cv de potência e os 101,9 kgfm de torque máximo. O câmbio deverá ser automatizado de dupla embreagem e sete marchas e a tração, como é tradicional nos esportivos da marca de Ingolstadt, será a integral Quattro.
Fibra de carbono será utilizada sem restrições, em mais uma semelhança com o protótipo de corridas. Ainda que os demais dados técnicos permaneçam em segredo, há duas certezas: ele ficará acima do R8 e sua apresentação ocorrerá no Salão de Frankfurt em setembro deste ano. Esse último detalhe aumenta - e muito - as chances desse carro ser produzido em série.
Fonte:
Autocar