Uma pesquisa encomendada pela associação estadunidense de abastecimento de combustível (NACS) e divulgada pela Consumer Reports revelou que a preferência do consumidor norte-americano por carros movidos a diesel só cresce a cada ano. O estudo contou com a participação de 1.200 donos de carros a gasolina e atestou que 31% dos entrevistados planejam comprar um carro movido a diesel nos próximos dois anos.
Perguntados sobre os motivos considerados na compra de um carro a diesel, 59% dos entrevistados citaram a economia de combustível, 33% os menores índices de poluição ao meio-ambiente e 30% a maior confiabilidade mecânica. Outros fatoram lembrados foram maior oferta de torque (principalmente para rebocar trailers), valor de revenda mais alto e possibilidade usar biodiesel como combustível.
A oferta de veículos movidos a diesel nos Estados Unidos é comum principalmente entre as montadoras alemães. A Volkswagen, por exemplo, oferece os modelos Beetle, Jetta, Passat e Golf equipados com motores TDI; a Mercedes tem no portfólio o SUV GL BlueTEC e a BMW o Série 3 em versão 335d. Entre as montadoras locais é destaque a Chevrolet com o Cruze Turbo Diesel.
Galeria: Mais econômicos: carros a diesel estão cada vez mais populares nos EUA