O discurso é velho conhecido: pessoas que usam o carro essencialmente na cidade durante a semana, mas que fogem para o sítio ou praia no sábado e domingo. Este é perfil que a Hyundai tenta conquistar com o novo HB20X, a versão de apelo aventureiro de seu hatch nacional. CARPLACE avaliou a novidade na estrada, cidade e terra, e traz agora as impressões iniciais. Confira também a galeria de fotos em alta resolução.
O que é?
O "X" é a versão "cross" do HB20, equipada apenas com motor 1.6 de até 128 cavalos e duas variações de acabamento. O visual diferente segue a mesma receita dos concorrentes, com adornos plásticos na base inferior da carroceria e nas caixas de rodas, além de para-choques mais robustos inspirados no ix35. Rodas com desenho exclusivo, barras no teto e um borrachão na porta completam o visual. O resultado é até interessante, sem exageros, principalmente pela tampa do porta-malas lisa (sim, o estepe de liga-leve de 15 polegadas está dentro do porta-malas).
Na parte interna muda pouca coisa em relação ao HB20 "normal". Assim, está mantida a boa qualidade dos materiais bem como o aspecto moderno. As únicas alterações ficam por conta da dupla costura dos bancos, dos pedais em alumínio e do volante revestido com couro na versão Premium. Neste quesito, falta uma identificação com a proposta "aventureira" do carro, tais como bancos mais trabalhados ou emblemas bordados.
Ponto positivo é a padronização da iluminação do painel, console e quadro de instrumentos em tom azul, mudança que vale para toda a linha 2013 do HB20. Novidade também é o rádio com conexão bluetooth e comandos de telefonia no volante, mas que leva a entrada USB para cima e elimina a entrada de CD (na versão Premium é possível optar pelo outro rádio sem bluetooth, com CD e entrada USB no console inferior).
O nível de equipamentos é bom: ar-condicionado, duplo airbag, freios ABS com EBD, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatros portas e faróis de neblina são de série, só para citar os principais.
Como anda?
Apesar de ser 40 mm mais alto, o HB20X mantém o padrão de condução do HB20 "normal". Direção hidráulica leve, baixo nível de ruído interno e boa dirigibilidade são características marcantes do modelo. No percurso feito entre São Paulo e Campos do Jordão, rodamos cerca de 200 quilômetros variando entre os câmbios manual e automático. No manual, é a mesma tocada do HB20, com embreagem leve e engates suaves. Neste conjunto, o casamento entre motor é câmbio é harmônico e possibilita extrair todo o potencial do motor 1.6 mais potente da categoria. Mas também notamos certa falta de fôlego em baixas rotações, caso das ladeiras com grandes lombadas existentes em Campos do Jordão: é preciso afundar o pé para elevar o giro do motor e encontrar torque suficiente para embalar.
Diferencial do HB20X é o câmbio automático (opcional) em vez do automatizado do principal concorrente, o VW CrossFox. A transmissão automática tem apenas quatro marchas, o que faz alguns torcerem o nariz. Obviamente, duas marchas a mais possibilitariam extrair bem mais do eficiente motor, mas o fato é que ele atende à proposta do carro satisfatoriamente. Com marchas mais longas, as trocas são suaves e deixa a condução prazerosa. Na rodovia, o HB20X conseguiu manter a mesma pegada do manual, inclusive com consumo bastante próximo. Para ultrapassagens, é necessário provocá-lo com o "kick-down" para reduzir a marcha e elevar o giro. Também é possível reduzir as marchas pela alavanca, mas não de modo sequêncial.
Por ser mais alto, o HB20X encara bem o asfalto cheio de ondulações, buracos, valetas e lombadas, coisas típicas do Brasil. A suspensão conta com molas mais altas e um ajuste mais firme, o que em conjunto com pneus Pirelli P7 195/65 R15, tornam o rodar um pouco menos tenso. Sim, os pneus são de uso urbano, e por isso a Hyundai frisa que o carro foi pensado para ser usado durante a semana na cidade, com incursões esporádicas em terrenos mais acidentados. O preço cobrado por essa robustez a mais é diminuição de estabilidade nas curvas, reflexo típico de um carro mais alto. Com a versão normal você pode entrar mais rápido, enquanto na aventureira deve se atentar mais para os limites do carro. Mesmo assim, o "X" surpreendeu ao entrar mais forte em curvas fechadas. Um motorista "normal" achará muito bom.
Também enfrentamos um trecho de terra, com direito a lama. O HB20X não é um utilitário e nem de longe lembra um 4x4. Mas nem por isso se deu mal. A suspensão elevada e os pneus de perfil mais alto facilitam na hora de encarar estradas de terra com buracos e pedras, típicas de um acesso à uma praia mais afastada ou de um sítio. É basicamente o mesmo limite dos concorrentes CrossFox e Sandero Stepway.
Sobre o consumo, abastecido com etanol, rodando na média dos 120 km/h com duas pessoas, ar-condicionado ligado e trecho de maior porte rodoviário, o gasto indicado pelo computador de bordo tanto na versão manual quanto na automática foi de 11,5 km/litro. No manual, com velocidades oscilando entre 80 km/h e 100 km/h, foi possível alcançar até 12,5 km/litro.
Quanto custa?
Andar mais alto tem seu preço num segmento onde a aparência fala mais alto do que a razão. Posicionando-o de acordo com o segmento "cross urbano", a Hyundai oferece o HB20X na versão 1.6 Style manual por R$ 48.775 - valor ligeiramente superior ao do CrossFox básico. No entanto, o VW que parte de R$ 46.067 não vem com ar-condicionado (R$ 2.723), nem rodas de liga-leve (R$ 480) além do CD player com MP3/USB?Bluetooth (R$ 1.082) e do volante multifuncional em couro (R$ 325). Assim, o inicial HB20X 1.6 Style é mais barato do que o CrossFox equivalente (que com os opcionais chega a R$ 50.677). O HB20X 1.6 Style Automático parte de R$ 51.955, contra R$ 53.416 do equivalente CrossFox I-Motion (que parte de R$ 48.797).
A versão Premium, com alguns itens a mais, tem preço elevado para R$ 51.255 com câmbio manual e R$ 54.455 para o automático. Pintura metálica tem adicional de R$ 1.045, enquanto a perolizada custa R$ 1.245. A garantia do HB20X é total de cinco anos.
A Hyundai espera vender 10.000 unidades do HB20X por ano, sendo 20% na versão automática. A produção em série começa no dia 28 de janeiro e a previsão é de que no dia 20 de fevereiro a novidade esteja chegando às concessionárias HMB. Será que vai ter fila?
Ficha Técnica - Hyundai HB20XMotor: quatro cilindros em linha, transversal, 1.591 cm³, 16V, cabeçote com duplo comando de válvulas (variável na admissão), gasolina; Potência: 128 cv (E) e 122 cv (G) a 6.000 rpm; Torque: 16,5 mkgf a 5.000 rpm (E) / 16 mkgf a 4.500 rpm (G); Transmissão: manual de cinco marchas ou automática de quatro marchas (opcional), tração dianteira; Suspensão: Dianteira do tipo McPherson e traseira do tipo eixo de torção; Freios: Discos ventilados na frente, a tambor atrás; Pneus: Pirelli P7 195/65 R15; Dimensões: 3,94 metros de comprimento, 1,71 m de largura, 1,54 m de altura e 2,50 m de entre-eixos; Peso: 1.072 kg; Garantia: cinco anos.
Galeria de Fotos
Galeria: Volta Rápida: Hyundai HB20X é a nova opção para aventureiros de fim de semana