A Ford confirmou oficialmente nesta quinta-feira (20) no Workshop de Tecnologia em Eficiência Energética em SP que o Novo Fusion 2013 chega ao Brasil equipado com o moderno e eficiente motor 2.0 EcoBoost, movido somente à gasolina. A nova geração do sedã será mostrado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo, no próximo mês.
O motor 2.0 EcoBoost é um propulsor de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, possui duplo comando de válvula variável, bloco e cabeçote em alumínio, injeção direta de combustível, turbo compressor, controle de detonação adaptativo e corte de combustível inteligente.
No Novo Fusion, o motor 2.0 EcoBoost entregará o bom torque máximo de 34,5 kgfm, mantendo disponível na faixa de rotação de 2.000 a 4.500 rpm. O pico de torque é entregue a interessantes 3.000 rpm, o que resulta em maior agilidade em trânsito urbano, por exemplo. A potência máxima de 240 cavalos é atingida a 5.500 rpm. Nos Estados Unidos, onde o modelo já é comercializado, este motor é associado ao câmbio automático de seis velocidades que conta também com os paddle-shifts no volante para trocas manuais.
De acordo com a empresa, o motor 2.0 EcoBoost está validado para mais de 240.000 km e 10 anos de uso.
“O motor EcoBoost foi projetado e testado para ser usado sem a necessidade de nenhum cuidado especial”, diz Volker Heumann, engenheiro de motores da Ford. “Você não precisa colocar em ponto morto antes de desligar o motor, não precisa observar intervalos especiais de troca de óleo nem usar óleos especiais.”
Vale lembrar que na Europa, o irmão do Novo Fusion, o Ford Mondeo 2013, será oferecido com o motor 1.0 EcoBoost de três cilindros.
*Evento à convite da Ford do Brasil
Galeria: Oficial: Ford confirma Novo Fusion com motor 2.0 EcoBoost de 240 cv no Brasil