Família completa: Audi lança A5 e S5 nas versões Sportback, Coupé e Cabriolet no Brasil
Família completa: Audi lança A5 e S5 nas versões Sportback, Coupé e Cabriolet no Brasil
Por: Alexandre Akashi
Lançamento: Audi Série 5 - Escolha aqui o que mais se encaixa ao seu perfil
Alguns leitores podem ficar confusos com o sub-título, afinal a Audi não produz carros com nome "Série" seguida de número, como a BMW, mas sim letra e número (imitado por chinesas como JAC, Chery etc.). Então que título é esse? Explico: há cerca de dois anos, a Audi trouxe os primeiros A5 para o mercado brasileiro. Depois de um bom tempo, trouxe o RS5. Mas agora, a família 5 está completa, com as três versões de carroceria do A5 e S5, que somam sete modelos, e a RS5, que ainda é modelo antigo, mas somente por alguns meses.
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Tanto o A5 quanto o S5 chegam com carrocerias Sportback (quatro portas), Coupé (duas portas), e Cabriolet (conversível), sendo que ao A5 Sportback tem duas versões: Ambiente, com motor 2.0 TFSI de 180 cv de potência entre 4000 e 6000 rpm e torque máximo de 320 Nm entre 1.500 e 3.900 rpm, e câmbio CVT Multitronic de 8 velocidades virtuais, e Ambition, com motor 2.0 TFSI de 211 cv de potência e câmbio S tronic de 7 velocidades com dupla embreagem, e tração 4x4 integral.
O A5 Sportback Ambiente é um carro dócil, com transmissão CVT de 8 velocidades virtuais, acelera com suavidade e não tem desempenho esportivo, apesar de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atingir velocidade máxima de 222 km/h, muito luxo e conforto, dignos de um Audi. Este foi o primeiro modelo lançado no Brasil, e pude testá-lo em curto percurso em estrada e avenidas com trânsito leve.
Custa a partir de R$ 163.900, e é um carro completo de série, com ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura, controle de cruzeiro, teto solar, vidros com isolante térmico e volante esportivo multifuncional, em couro, com shift paddles.
Rodas aro 17 calçadas com pneus 225/50, e conjunto de suspensão em alumínio do tipo five-link na dianteira, e trapezoidal-link na traseira, privilegiam o conforto. A direção conta com assistência eletromecânica, e a tração é dianteira, com programa de estabilização eletrônica (ESP), com diferencial eletrônico que limita o deslizamento do carro.
Um destaque tecnológico do modelo foi a adoção pela primeira vez do sistema KERS de recuperação de energia cinética, que permite aumentar a eficiência no consumo de combustível. Uma vantagem especial do câmbio Multitronic é o auto-ajuste de freio motor, que possibilita controlar a velocidade de forma constante por meio do piloto automático mesmo em fortes declives, como uma descida de serra. Esse é o modelo feito sob medida para quem quer luxo, conforto e com um toque bem suave de esportividade.
Como opcional, a versão Ambiente pode vir equipada com MMI (Multi Mídia Interface), com sistema de navegação e comando de voz ativo (o veículo interage com o condutor), por mais R$ 10.350.
Mais emoção
Já os Audi A5 Coupé (a partir de R$ 202.700) e Cabriolet (a partir de R$ 229.700) têm o mesmo motor, câmbio e tração do Sportback Ambition (a partir de R$ 197.700), 2.0 TFSI de 211 cv, S tronic de 7 velocidades com dupla embreagem e tração 4x4 integral. São 211 cv de potência, entre 4.300 e 6.000 rpm, e o torque máximo de 350 Nm disponível entre 1.500 e 4.200 rpm, com velocidade máxima de 241 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h de 6,6 segundos.
Números bem adequados para um carro grande, que pesa cerca de 1.570 kg. E se esses números não são assim grande coisa para quem está acostumado a motores V6 ou V8, fazem sucesso entre os menos afortunados.
Os três modelos têm rodas aro 18, calçadas com pneus 245/40, e vem com todos os itens de série de um A5 Sportback Ambiente, acrescido de sistema quattro de tração integral permanente, com novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garante ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica.
A lista de opcionais é grande. O Pacote Advanced (R$ 23.000) conta com Audi Drive Select (muda a forma de condução entre normal, econômico e esportivo), Audi Side Assist (alerta de pontos cegos), computador de bordo colorido, controle de cruzeiro adaptativo (piloto automático que além de manter a velocidade constante, freia e acelera de acordo com o comportamento dos carros a frente), e Keyless- go (abertura de portas e partida sem chave).
Além disso, há o Pacote Bang & Olufsen Series (R$ 7.900) com espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecíveis, sistema de som Bang & Olufsen e Keyless-go, caso o cliente não peça o pacote advanced.
Mais adrenalina
A emoção maior é a nova série S5, nas carrocerias Sportback, Coupê e Cabriolet, todos com motor 3.0 TFSI V6, que gera potência máxima de 333 cv entre 5.500 e 7.000 rpm, e torque máximo de 440 Nm entre 2.900 e 5.300 rpm.
O câmbio é o S tronic de 7 velocidades, com dupla embreagem, e o conjunto powertrain resulta em desempenho excepcional com aceleração de 0 a 100 km/ em 5,1 segundos, no Sportback (4.9 s no Coupê e 5,4 s no Cabriolet)e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
A Audi proporcionou test drive do modelo Sportback, realizado já a noite, em estradas de pista dupla bem pavimentadas e também de via simples (mão dupla), com asfalto não muito bom, o que foi excelente para testar todas as características de desempenho do modelo.
Extremamente na mão, graças ao controle de tração associado à tração integral quattro, o S5 Sportback é carro para quem não tem medo de acelerar fundo, pois em segundos o velocímetro marca 160 km/h, mesmo sem querer, mesmo em pista de mão dupla e não muito lisa.
E nesta condição, à noite, com visibilidade já prejudicada pela escuridão e ofuscamento da visão por conta dos carros vindos na direção contrária, a sensação de segurança ao volante é elevada. Fazer ultrapassagens em caminhões e outros veículos mais lentos é mais fácil do que tirar doce de criança. Uma acelerada e antes mesmo de alcançar a alavanca de seta para sinalizar intenção de voltar para a pista, pronto, ultrapassagem feita.
Em reta e pista dupla livre, teste de aceleração. Em poucos segundos, o limitador de velocidade entra em cena. E ainda havia duas marchas para passar. A cada troca de marchas em alta rotação, um prazer diferente ao ouvir o som de alívio dos seis cilindros em V, facilmente reproduzido a cada redução de velocidade, feita com o mínimo de frenagem possível, somente para ouvir o som do motor.
Esta foi uma oportunidade para testar o controle de cruzeiro adaptativo em situação real, pela primeira vez. Funciona, mas em certo momento hesitei e comecei a desacelerar e frear antes de o sistema entrar em ação, pois estava rápido demais e não quis arriscar. Preferi ser prudente.
Mas, por diversos quilômetros fiquei atrás de um carro que estava rápido até, mas precisava frear com frequência por conta do tráfego pesado à frente, de caminhões e outros automóveis mais lentos. Íamos a 120 km/h, ele reduzia para 80 km/h, o Audi S5 acompanhava o movimento. Ele saía para ultrapassagem e íamos junto, acelerando no mesmo ritmo. Um bom sistema para colocar a conversa em dia, pois metade do trabalho da condução o carro faz sozinho.
O S5 Sportback tem preço a partir de R$ 355.900. Caro, mas muito bem pago. O Coupê, que acelera um pouco melhor, custa a partir de R$ 360.900, e o Cabriolet, que é o mais charmoso e potente de todos, a partir de R$ 387.900.
Portas e capotas
Mais portas ou menos capota. Depois de escolher qual motor você aprecia mais, é a hora de escolher o número de portas e se terá ou não capota. O carro é para passear com a família? É Esse o seu desejo? A Audi trouxe o A5 Sportback para você. Tem carroceria semelhante ao Coupê, mas com quatro portas. Todos entram e saem com facilidade.
Não tem filhos nem sogra? Só você e a companheira? Pode ir de Coupê, com duas portas. Muito mais charmoso e bem apropriado para qualquer ocasião, de trabalho ou lazer. Mas, se a ideia é impressionar, claro que aí entra o Cabriolet, conversível, sem dúvidas. Quem consegue resistir? A minha escolha é o S5 Cabriolet. Potência e charme.
Ainda falta um oitavo elemento: o novo RS5, para quem quer emoções ainda mais fortes e muito mais adrenalina. Afinal, o novo S5 já superou o antigo RS5, com motor V8 4.2 litros. Imaginem, então, o que vem por ai. Esperamos poder trazer logo a avaliação dele. Essa é a promessa da Audi. Vamos cobrar.
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