Volta Rápida: Renovado Renault Clio 2013 evolui em economia e dá mais vida ao básico
Volta Rápida: Renovado Renault Clio 2013 evolui em economia e dá mais vida ao básico
O Renault Clio está há mais de 10 anos presente no Brasil. Neste período, o carro de entrada da marca francesa se adaptou ao mercado para encarar concorrentes como o Fiat Mille, VW Gol G4, Ford KA e Chevrolet Celta. Para torná-lo mais atrativo na linha 2013, a Renault aplicou sua nova identidade global, oferece kits de personalização, conseguiu deixar seu motor 1.0 16V o mais econômico do Brasil e o oferece com preço atrativo a partir de R$ 23.290.
Em termos visuais, o Clio 2013 recebe a nova identidade visual da Renault, destacada principalmente pela dianteira totalmente modificada com adoção de novos faróis, para-choques, capô e entradas de ar além da nova grade de ar mais estreita ostentando a logomarca da Renault e da tomada de ar em formato trapezoidal.
Na traseira, o Clio 2013 ganha um aerofólio com brake-light, as lanternas recebem novo desenho com as luzes em nova disposição além da tampa do porta-malas que ganhou dois vincos horizontais.
A ideia da Renault é oferecer aos consumidores de um carro de entrada a possibilidade de customização do exterior e interior, com preços acessíveis e que podem ser incorporados ao financiamento. Para isso, oferece os kits Sport e Look além de faixas esportivas ou desenho geométrico para o exterior e o Kit Estilo para a parte interna (molduras ao redor do rádio, saídas de ar e também no console central).
No interior, o "Novo Clio" ganha novo quadro de instrumentos, marcadores de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento digitais além do computador de bordo. Os comandos do ar-condicionado e controles de ventilação têm novos botões com acabamento cromado. Os bancos tiveram a textura do tecido modificada com nova padronagem visual.
O Clio 2013, como todo carro de entrada, é extremamente voltado para o uso no trânsito urbano. Coincidentemente, ou não, foi esta situação que enfrentamos durante o test-drive promovido pela Renault na cidade do Rio de Janeiro. Com trânsito pesado e chuva constante, só foi possível analisar o básico do Clio, como boa e espaçosa acomodação do motorista e passageiro (a melhor entre os carros de entrada), bom acerto da suspensão para as condições de nossas ruas e uma aparente melhora no isolamento acústico.
Os novos botões do ar condicionado, novo quadro de instrumentos e o computador de bordo fizeram bem ao acabamento interno. O console inferior também tem novo desenho e agora abriga o botão de fechamento central. Por outro lado, o painel do Renault Clio agora conta com material plástico que aparenta ser mais simples, deixando encaixes com alguns pontos disformes e áreas com rebarbas. Este é o preço que o Clio vem pagando ao longo de 10 anos para se manter competitivo.
Outra novidade é o vidro traseiro que agora é praticamente plano, o que elimina a distorção que o anterior oferecia. No entanto, a nova solução lima um pouco mais a visibilidade traseira.
Em resumo, pelo pouco que conseguimos extrair do carro no test-drive, percebemos que a dirigibilidade é praticamente a mesma do Clio anterior. O acabamento interno ficou mais vistoso, mais moderno, porém o material é mais simples, como todo concorrente deste segmento. Também não foi possível perceber a melhor no desempenho do motor, que agora entrega até 80 cv, uma vez que a velocidade oscilou entre 30 e 50 km/h apenas. A grande crítica fica por conta da ausência dos freios ABS e airbags, até mesmo como opcionais, além da falta do terceiro encosto de cabeça e cinto central de dois pontos.
O que é?
O carro mais barato da Renault agora também é o mais econômico do Brasil. Um dos destaques é o novo motor 1.0 16V Hi-Power, classificado com nota "A na categoria “Subcompacto” do “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”. As modificações realizadas neste propulsor teve 71 componentes modificados em relação ao antigo 1.0 16V Hi-Flex. Entre as modificações estão o aumento da taxa de compressão de 10:1 para 12:1, novos pistões e alguns componentes oriundos do motor 1.2 16V Turbo (europeu) como bomba de óleo e bielas.Como anda?
Quanto custa?
O Renault Clio 2013 passa a ser vendido nas versões Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas). Em qualquer versão, o motor é 1.0 16V Hi-Power que entrega 80 cavalos de potência com etanol e 77 cv com gasolina. O torque também melhorou, rendendo 10,1 kgfm, com gasolina, e 10,5 kgfm com etanol, a 4.250 rpm. A versão Authentique é equipada de série com computador de bordo com oito funções (combustível consumido, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, distância percorrida, velocidade média, entre outras), alarme sonoro de advertência de luzes acesas, conta-giros, relógio digital e brake-light. Opcionalmente, é possível acrescentar ar-condicionado. A versão Expression adiciona limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, ar quente, logo do volante e botões do painel com acabamento cromado. Direção hidráulica e ar-condicionado são opcionais. Alarme, travas e vidros elétricos são vendidos como acessórios. Quando abastecido com etanol, o Clio equipado com com ar-condicionado e direção hidráulica tem consumo de 9,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada. Quando o combustível é gasolina, o consumo fica em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O Clio básico (sem ar-condicionado e direção hidráulica) tem consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol e 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada) com gasolina. De acordo com a Renault, o Novo Clio 1.0 16V Hi-Power acelera de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e chega a 168 km/h de velocidade máxima. Com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,3 segundos e a velocidade final fica em 167 km/h. O Novo Clio está disponível em oito opções de cor: Bege Poivre, Cinza Quartz, Prata Etoile, Vermelho Fogo (metálicas), além de Branco Glacier, Preto Opaco e Vermelho Vivo (sólidas). A linha 2013 oferecerá ainda uma nova tonalidade a mais: Branco Creme. A garantia total de fábrica permanece sendo de 3 anos (ou 100.000 km o que ocorrer primeiro).Tabela de Preços Renault Clio 2013
Clio Authentique 1.0 16V Hi-Power (2 Portas) - R$ 23.290 Clio Expression 1.0 16V Hi-Power (2 Portas) - R$ 24.290 Clio Expression 1.0 16V Hi-Power (4 Portas) - R$ 24.950 Pintura metálica - R$ 710 Ar condicionado - R$ 2.500 *Direção hidráulica - R$ 1.100 (disponível apenas no Expression 4P) Personalização Interna Kit Estilo - R$ 449 Personalização Externa Kit Look - R$ 632 Kit Adesivos - R$ 299 Kit Sport - R$ 1.405 Ficha Técnica Motor: 1.0 16V Hi-Power bicombustível (etanol e/ou gasolina); Potência: 80 cv (etanol) @ 5.750 rpm / 77 cv (gasolina) @ 5.750 rpm; Torque 10,5 kgfm (etanol) @ 4.250 rpm / 10,1 kgfm (gasolina) @ 4.250 rpm; Rodas: Aço Estampado; Pneus: 175/70 R13; Suspensão: dianteira Tipo MacPharson e traseira com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos com barra estabilizadora; Freios: dianteiros com discos ventilados com 238 mm de diâmetro e traseiro com tambores com 203 mm de diâmetro; Direção: Mecânica (direção hidráulica opcional); Câmbio Mecânico: 5 velocidades e marcha ré; Tanque de combustível: 50 litros; Porta-malas: 255 litros; Peso (em ordem de marcha): 912 kg; Entre eixos: 2.472 mm; Comprimento: 3.811 mm; Altura: 1.417 mm; Largura: 1.639 mm; Aceleração 0 a 100 km/h: 13,7 s (etanol) / 14,3 s (gasolina); Velocidade máxima: 168 km/h (etanol) / 167 km/h (gasolina)Galeria de Fotos: Renault Clio 2013
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