A Renault desenvolveu o Energy TCe 90, que na verdade é o primeiro motor três cilindros turbo a gasolina desenvolvido pela Renault. Possui a melhor relação na equação prazer ao dirigir/economia de combustível e baixo custo de manutenção.
O TCe Energy 90 será lançado no futuro Clio futuro e irá gradualmente substituir o atual TCe 100, sem perda alguma de desempenho, apesar da redução de 25 por cento da capacidade cúbica.
O primeiro três cilindros da Renault, é o fruto de um projeto totalmente novo. Este 899cc turbo a gasolina é todo feito em alumínio. Com um turbo de baixa inércia, combinado com o comando de válvulas variável (VVT).
O novo motor desenvolve 90 cv a 5.000 rpm e tem torque máximo de 13,7 Kgf/m se equiparando a um motor 1.4 litros de aspiração natural. Com 90 por cento do torque disponível a partir de 1.650 rpm já proporciona boa resposta mesmo em baixas rotações.
A remoção de um cilindro reduz o atrito em 20 por cento em comparação com um bloco de quatro cilindros de mesma capacidade cúbica. O resultado é uma redução de consumo de 25 por cento em ciclo combinado e emissões de CO2.
Ele possui ainda tecnologia Stop & Start e recuperação de energia através da frenagem sem contar o ronco do motor que remete ao som produzido pelos blocos seis cilindros.
Por Julio Cesar / Fonte: Renault