O bom momento econômico vivido pelo Brasil fez as vendas de carros novos baterem recordes ano a ano. O que muita gente não sabe, ou não se dá conta, é que a maneira como se dirige pode influenciar, e muito, na hora da manutenção. Nesta matéria, vamos falar um pouco sobre isso e dar dicas de como preservar melhor um componente importante do carro: a embreagem.
A transmissão mecânica, presente na maioria dos automóveis no Brasil, tem como principal função transmitir o torque produzido pelo motor até as rodas para gerar movimento. Esta tarefa é realizada por diversos componentes que atuam em conjunto e o principal deles é a embreagem. Ela faz a ligação do motor com a transmissão na movimentação inicial do carro e também facilita as trocas de marcha.
A durabilidade do sistema de embreagem é muito influenciada pelo modo de dirigir do motorista. Para evitar gastos antecipados, algumas atitudes podem contribuir para uma maior durabilidade do sistema. Veja algumas delas:
- Evite deixar o carro engatado enquanto o carro estiver parado. Ao parar em um semáforo, por exemplo, não deixe o carro engatado. Nestas situações, o ideal é desengatar o carro e tirar completamente o pé do pedal da embreagem.
- Quando parar o carrro em uma subida ou rampa, evite usar o sistema acelerador/embreagem. Prefira utilizar o freio de mão para conter o carro.
- Evite arrancar com o carro em segunda marcha. Procure sempre utilizar a primeira marcha para iniciar o deslocamento do carro, passando a segunda logo em seguida se for o caso. Forçá-lo a sair com a segunda marcha contribui com o desgaste prematuro do conjunto.
- Sempre que possível, evite reduções bruscas de velocidade, freiando ou desacelerando de forma súbita o motor.
Procure observar esses pequenos detalhes e prolongue a vida útil da embreagem do seu carro. Seu bolso agradece.
Estas dicas são um oferecimento do Citroën C3 Picasso, modelo que tem preço fixo de revisão no Brasil
Galeria: Dicas de manutenção: Alguns cuidados que devemos tomar para aumentar a vida útil da embreagem