A JAC Motors foi precisa. Exatamente um ano após o início das vendas no Brasil, a marca lança seu quarto modelo no país, o sedã J5. Assim como os outros modelos, o J5 chega "completo" equipado de série com freios ABS, airbag duplo, ar-condicionado digital e sensor de estacionamento associado à garantia de 6 anos.
Com o J5, a JAC Motors entra no segmento dos sedãs médios, um dos mais concorridos do mercado. E, para obter êxito nesse mercado, o J5, assim como J3, J3 Turin e J6, foi adaptado para o gosto do brasileiro. Foram ao todo 160 modificações, feitas após 1 milhão de quilômetros de testes por ruas e rodovias brasileiras.
O novo sedã da JAC possui 4,59 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 2,71 de entre-eixos. Debaixo do capô está o motor 1.5 16V VVT de 125 cv de potência, o qual trabalha em conjunto com o câmbio manual de 5 marchas. Com suspensão independente nas quatro rodas e rodas de 16 polegadas, o modelo chega às lojas por R$ 53.800 e com rodas aro 17 por R$ 55.190.
Outro ponto forte é o desenho, de autoria do Centro de Design da JAC Motors em Turim, Itália, em conjunto com o Estúdio Pininfarina. Os faróis, assim como J3 e J6, seguem os padrões da marca e foram inspirados nas históricas máscaras chinesas, dando ao modelo uma forte personalidade estética.
Motor
De acordo com a JAC Motors, o conjunto mecânico do J5 foi projetado para ter uma baixa manutenção, visando alta durabilidade. O motor 1.5 tem a mesma arquitetura do 1.4 que equipa o J3. O bloco é de alumínio e utiliza corrente (e não correia dentada). Este propulsor também possui comando variável de válvulas. Atinge a potência máxima de 125 cv a 6.000 giros e o torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm. O propulsor faz com que o J5 acelere de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atinja uma velocidade máxima de 188 km/h.
O J5 possui também freios a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira. O sistema de ABS 8.2 do sedã é da Bosch, da última geração, com EBD. Uma das vantagens desse sistema é que o motorista não sente as pequenas ‘pancadas’ no pedal quando o ABS entra em ação. Com roda aro 16”, o pneu é o 205/55, e com o opcional da roda aro 17”, a medida é 215/45. O airbag é duplo e também produzido pela Bosch.
A suspensão do J5 é independente com o tradicional sistema McPherson na frente e Dual Link na traseira. Esse recurso aumenta a neutralidade direcional em condições extremas, uma vez que absorve melhor as irregularidades do piso quando atua em esforço. Os amortecedores são da japonesa Tokiko, umas das maiores especialistas do mundo.
Nesta tarde, estamos avaliando o JAC J5 em estradas e cidades na região da Praia do Forte, na Bahia. Logo mais publicaremos as primeiras impressões ao dirigir o novo sedã.
Galeria: JAC Motors lança o sedã J5 oficialmente no Brasil por R$ 53.800