A Ford apresentou na manhã desta quarta-feira (05) o New Fiesta Hatch e por um período de quarto horas rodamos com o modelo pelas ruas de Punta Del Este, no Uruguai. A versão disponibilizada pela marca do oval azul foi a top de linha, com todos os opcionais disponíveis. Pelo preço, esperávamos mais.
Mas antes de criticar, vamos elogiar, pois o carro tem atributos que merecem ser destacados. O principal é o conjunto motor-transmissão. O propulsor Sigma 1.6l 16v desenvolve bem e o câmbio manual de cinco marchas está bem escalonado. Apesar de parecer maior, pesa apenas 1.145 kg o que confere ao modelo uma boa relação peso/potência: 9,96 kg/cv no etanol e 10,41 kg/cv.
Com isso, acelera bem. O teste drive foi realizado com quatro adultos dentro do carro e em nenhum momento foi sentido falta de força ou potência. Mas, devemos fazer uma ressalva: o torque máximo chega um pouco tarde, na faixa dos 4.250 rpm. Isso significa que acelera melhor com rotações acima de 3.500 rpm, o que pode significar um consumo não muito atraente no trânsito intenso das grandes metrópoles apesar de a Ford anunciar consumo médio combinado de 12,1 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol.
Motor e câmbio são as partes boas. Outra são os três anos de garantia de fábrica desde que o proprietário utilize a rede concessionária para realizar as manutenções. Normalmente é mais caro do que uma oficina independente, mas a Ford garante revisões com preço fixo até os 60.000 km.
A posição de dirigir é muito boa. O modelo envolve bem o motorista e os comandos estão bem localizados, exceto o botão de liberação das travas das portas, no console central. Podia ser na porta, juntamente com o acionamento dos vidros, mas isso é algo com que se acostuma.
Os bancos com revestimento de couro da versão avaliada são confortáveis e apresentam regulagem de altura e profundidade, assim como o volante, que tem uma boa pegada. E com o ajuste de altura do cinto de segurança, é possível encontrar uma posição confortável para cada tipo e estilo de condução.
Premium
Na apresentação do produto, a Ford fez questão de posicionar o New Fiesta Hatch no segmento dos compactos Premium. Ok, o carro tem design e estilo para ser Premium, mas faltou em equipamentos. O computador de bordo é simples, e a tela de LCD no painel poderia mostrar um sistema de navegação por GPS.
Faltou ainda alguns detalhes que fazem diferença nos modelos Premium, como luz de cortesia no espelho do quebra sol do passageiro, o acabamento em tom mais claro no centro do painel poderia ser de um aço escovado mais elegante, e o ar-condicionado digital, automático.
Os bancos são confortáveis, mas poderiam ser mais. São requintados, de muito bom gosto, mas não transmitiram muita segurança. Porém, como não se trata de um esportivo, passa. Pode melhorar.
Tecnológicos
A Ford equipou o modelo topo de linha com diversos dispositivos tecnológicos interessantes, mas esqueceu de outros, que são facilmente encontrados em veículos Premium, como teto solar e piloto automático.
O assistente de partida em subidas funciona e é sempre bem vindo, e o Sync Media System agora fala nosso idioma, um avanço. O modelo avaliado tinha sete air bags, mas nenhuma alça para apoiar a mão (o chamado PQP).
O sistema de som é bacana, vem com tocador de MP3 e bluetooth, freios ABS (disco na dianteira e tambor na traseira), rodas de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/50 R16 (nas versões mais simples, aro 15”, com pneus 185/60 R15).
Outro detalhe que todo carro Premium tem e esqueceram no Fiesta: a chave canivete. Bobeira? Pode até ser, mas quem não sente orgulho de colocar uma chave estilosa sobre a mesa quando encontra os amigos?
E já que falamos de estilo, devemos deixar claro que o New Fiesta chega para concorrer com carros de porte maior (pelo menos no preço) e vai ser um modelo feito para quem quer, acima de tudo, certa exclusividade. Por fora oferece isso muito bem, ainda mais na versão topo de linha, que traz a lanterna em LED em uma moldura cromada. Por isso é bonito, mas caro.
Por: Alexandre Akashi
De Punta Del Este, Uruguai
Viagem à convite da Ford
Galeria: Impressões ao dirigir: New Fiesta Hatch 2012