São Paulo é uma cidade complicada para se dirigir, principalmente no horário de pico. Durante a nossa avaliação do Ford KA 2012, notamos algumas características positivas do modelo ao rodar no pesado trânsito urbano e também na estrada. Confira as impressões.
Por ser um carro compacto, a principal vocação do Ford KA 2012 é mesmo o trânsito urbano. Equipado com o motor Zetec RoCam Flex 1.0L SOHC que entrega até 72,7 cv de potência a 6.000 rpm, a primeira marcha é curta para dar mais agilidade. No entanto, com duas ou mais pessoas a bordo, o desempenho nas saídas e retomadas é prejudicado, forçando o motorista a exigir mais do acelerador, o que nos fim das contas, compromete o consumo.
A posição de dirigir é agradável, apesar do carro não contar com ajustes de altura do banco e do volante. A visibilidade geral é boa e o acesso aos comandos gerais do carro, como os botões do ar condicionado, também agrada. No trânsito, por ser compacto, apesar do desempenho um tanto quanto tímido de largada, o KA agrada pela dirigibilidade. A direção hidráulica tem resposta precisa e o câmbio tem bons engates, sem ruídos. Depois de ganhar velocidade, o KA demonstra bom comportamento dinâmico em curvas e manobras mais ágeis, como trocar de faixa no trânsito.
Na estrada o Ford KA, a condução também é agradável. Não adianta esperar um desempenho esportivo desta versão equipada com motor 1.0, fato já esperado para modelos deste segmento. Rodando a 120 km/h, o nível de ruído interno é satisfatório. O estofamento dos bancos não cansa as costas. Com a boa dirigibilidade oferecida pelo modelo, a viagem ocorra de forma trânquila. Com três pessoas, é preciso ter um pouco de paciência e escolher bem o momento de ultrapassar, reduzindo, enchendo bem o giro do motor e acelerando forte.
Outro detalhe que observamos foi uma redução no ruído de rolagem e uma pequena melhora no conforto dos passageiros que vão no banco de trás. Essas melhorias são resultados da modificação na suspensão traseira, a qual passou a adotar um conceito de isolamento similar ao encontrado no Focus, com a aplicação de borrachas no batente superior do equipamento.
Consumo do Ford KA 2012
A Ford informa na ficha técnica do Novo KA 2012 que o consumo médio da versão 1.0 é de 10,2 km/litro quando abastecido com etanol e de 15,2 km/litro com gasolina (considerando a média entre cidade e estrada).
Quando iniciamos o teste, a verificação do consumo foi um dos principais questionamentos dos leitores. Em nossa avaliação, rodando na cidade, sem utilizar o ar condicionado e abastecido somente etanol, apuramos um consumo entre 6,8 e 7,0 km/litro. Na estrada, com três pessoas a bordo e com ar condicionado cerca de 70% do tempo ligado, o consumo com etanol passou ligeiramente dos 10 km/litro. Vale lembrar também que o consumo depende muito do estilo de condução. Para extrair mais agilidade, realizamos as trocas em rotações mais elevadas. Quem dirige de forma mais comedida, pode obter melhor números.
Galeria: Garagem CARPLACE: Consumo do Ford KA 2012 e comportamento na cidade e na estrada