Com o apoio da consultoria IHS Global, a revista Forbes divulgou uma lista com os 10 carros mais vendidos no mercado mundial em 2011. Confira quais foram os modelos.
O ano de 2011 foi um ano difícil para a industria japonesa, onde terremotos, tsunamis, inundações e moeda local valorizada prejudicaram os fabricantes. As vendas mundiais da Toyota recuaram 6% e a empresa perdeu posição no ranking para a General Motors e a Volkswagen.
Mesmo com todas as dificuldades, a Toyota emplacou o Corolla como best-seller mundial. O modelo que é produzido em 15 países e vendido em mais de 140 mercados, constitui a definição perfeita de um carro econômico de acordo com a Forbes: é pequeno, barato, confiável e eficiente em consumo. A montadora japonesa projeta a venda de 1,02 milhão de Corollas este ano, 2% acima do volume de 2010, de acordo com a previsão da IHS Global Insight, cujos números oficiais de vendas serão anunciados em janeiro.
O ano também foi difícil para a Honda, atingida pela falta de peças ocasionadas pelos desastres naturais e considerando ainda que o novo Civic não agradou como o esperado, as vendas caíram 12,5% em relação a 2010. Há dois anos, o Civic era o quinto mais vendido. Este ano, com vendas de 555.071, não entrou nem no Top 10.
A concorrência se aproveitou do momento e Volkswagen e as montadoras coreanas Hyundai Motor e Kia Motors avançaram no ranking mundial. O Hyundai Elantra (Avante na Coréia), já encosta no Corolla, com uprevisão de 1,01 milhão de unidades vendidas. Dois anos atrás, não estava no Top 10.
O Kia Rio, recentemente redesenhado, está em quinto lugar no ranking mundial, com vendas estimadas de 815 mil unidades, mas cerca de 500 mil correspondem à geração anterior, produzido e comercializado no Irã pela joint venture Saipa, que controla metade do mercado iraniano.
A Volkswagen, que pretende se tornar a maior montadora do mundo até 2018, está entrando no ritmo, segundo a IHS. A linha de modelos pequenos e médios foram bem aceitos ao redor do mundo em 2011 e a marca emplaca Jetta, Golf e Passat, entre os mais vendidos.
Uma das características comuns aos mais vendidos é serem modelos globais, comercializados em diversos países com pequenas alterações para atender a normas locais. As vantagens são redução de custos, desenvolvimento e produção. A General Motors e a Ford têm ido nesta direção. O Ford Focus e o Fiesta estão classificados em quarto e sexto, respectivamente, enquanto o Chevrolet Cruze aparece em nono lugar.
Veja a relação dos 10 carros mais vendidos no mundo em 2011
1º Toyota Corolla
O primeiro do ranking lobal teve 1,02 milhão de unidades comercializadas, 2% acima do volume de 2010.
2º Hyundai Elantra
Conhecido como Avante na Coréia, já é quase tão popular quanto o Corolla, com 1,01 milhão de unidades. Dois anos atrás não aparecia ainda no Top 10.
3º Wuling Sunshine
O veículo produzido em joint venture com a GM vendeu 943 mil unidades.
4º Ford Focus
O novo Focus, agora virtualmente o mesmo nos Estados Unidos e Europa, é uma resposta à estratégia “One Ford”. Vendeu 919 mil unidades.
5º Kia Rio
O veículo foi recentemente redesenhado para mercados como o norte-americano, mas a versão anterior ainda responde por 500 mil unidades entre as 815.337 comercializadas.
6º Ford Fiesta
O Ford Fiesta, que já chegou ao Brasil, registrou a venda de 781.147 mil unidades.
7º Volkswagen Jetta
A popularidade do veículo assegurou a comercialização de 745 mil unidades em todo o mundo.
8º Toyota Camry
O carro mais vendido na América do Norte é também popular globalmente, com a venda de 726 mil unidades.
9º Chevrolet Cruze
O novo modelo da GM registra vendas fortes em diversos países, não apenas nos Estados Unidos. Com a produção crescente, dobrou as vendas em 2011, para 691 mil unidades.
10º Volkswagen Golf
O tradicional campeão de vendas alemão é um dos três carros que a marca projeta para chegar à liderança global de vendas. Em 2011 teve 648 mil unidades comercializadas.
Fonte: Automotive Bussiness
Galeria: Veja a lista dos 10 carros mais vendidos no mundo em 2011