Desenho marcante, visual atraente, um certo conforto para o motorista e passageiros, tudo isso com o apoio de uma mecânica atual são as principais virtudes do New Fiesta sedan SE avaliado essa semana. Confira as impressões, detalhes e fotos do modelo.
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Apesar de ter sido lançado no final ano passado, não é muito comum ver o New Fiesta pelas ruas, pelo menos, aqui no Rio de Janeiro, local do teste do sedan compacto Premium da marca do oval azul. Fabricado na planta do Cuautitlán, no México, foi lançado em 2009 na Europa, e no início de 2010 nos Estados Unidos, o New Fiesta Sedan é atualmente vendido nas Américas, Europa, Ásia e Oceania. O prefixo "New" foi a forma da Ford diferenciar essa nova geração do Fiesta nacional fabricado em Camaçari (BA). Seus principais concorrentes no mercado nacional são o Honda City, Kia Cerato, Nissan Tiida sedan, Peugeot 207 Passion e o Volkswagen Polo sedan.
Por fora, o New Fiesta de sexta geração chama muita atenção, ainda mais na cor do veículo cedido para teste, o vermelho magenta, que tem um custo de R$ 991 ao valor total do carro. Suas linhas fluídas remetem ao futuro, o conceito Kinetic (cinético, ou seja, que passa sensação de movimento), criado pela montadora foi levado a sério no New Fiesta sedan. Não faltam vincos marcantes por toda a carroceria, desde a parte dianteira, com faróis que se estendem até os pára-lamas, chegando à parte traseira, com as lanternas, que lembram a do novo Mondeo, que invadem a tampa do porta-malas e uma parte da lateral.
Por falar em lateral, o New Fiesta Sedan tem linha de cintura ascendente do vidro dianteiro até o traseiro, tendência atual que deixa os vidros das portas traseiras pequenos, porém, transmite robustez. Esse visual, apesar de interessante, acaba de uma certa forma atrapalhando no resultado final, deixando as rodas de aro 15 desproporcional ao resto do conjunto. Visto de frente, destaque para a grade cromada e o conjunto dos faróis que lembram bastante o Focus, só que mais espichados. A visão traseira também é prejudicada devido a altura da tampa do porta-malas.
Por dentro o New Fiesta exibe um desenho bem diferente do usual, fator que atrapalha em certos aspectos, principalmente no que se refere à ergonomia. Segundo a Ford, o desenho do interior foi criado para agradar aos sentidos, com o layout do painel com funções baseadas nos modernos celulares. Os bancos em couro do modelo avaliado é confortável e sustenta bem o peso de um adulto com mais de 80 kg, só a linha branca que envolve as laterais inferiores dos bancos é de gosto duvidoso. Em nossa opinião seria melhor deixar tudo de uma cor só. Ainda por dentro, é possível notar a qualidade dos plásticos emborrachados e rígidos, com texturas mais agradáveis ao toque principalmente na parte superior do painel. Nas laterais das portas e no console central o plástico é duro, lembrando os modelos de entrada da marca.
Ainda na parte interna, vários detalhes remetem ao estilo Kinetic lançado pela Ford, como as saídas de ar verticais no console central contornadas (na versão avaliada) por uma moldura prateada que também cobre a parte central onde ficam os botões do sistema de som. Por falar em som, os botões são ruins de utilizar, pois deixam o motorista confuso na hora de escolher a estação correta, mas é apenas um detalhe que com o tempo acaba se acostumando.
O painel de instrumentos é bem simples e fácil de ler, com dois canhões de base irregular saltados para fora que abrigam o velocímetro e conta-giros. Lá também é possível obter informações do computador de bordo, que tem suas funções exibidas por um comando feito pela aste do farol que fica do lado esquerdo do volante. Por falar no volante, este sim transmite firmeza e esportividade ao condutor em qualquer situação. Só a buzina, que é acionada quando pressionada pelo cubo central em forma de “U”, fabricada com um plástico muito duro, foge um pouco do conceito do carro.
O espaço interno traseiro não é dos melhores, cabem apenas dois adultos e uma criança, enquanto que o porta-malas atende bem o seu objetivo de sedan compacto e oferece 440 litros de bagagem.
O New Fiesta sedan já vem completo de fábrica e é vendido em uma única versão, a SE. Essa versão é oferecida em três pacotes de opcionais oferecidos pela Ford. A de entrada custa R$ 49.900 e traz direção elétrica, ar-condicionado manual, trio elétrico, rodas de aro 15 polegadas, computador de bordo e rádio/CD com MP3 e entrada auxiliar.
Como opcional, a Ford oferece o sistema ABS dos freios que faz seu preço subir para R$ 51.150. A configuração mais completa, que custa R$ 54.900, adiciona revestimento de couro nos bancos, detalhes prateados no painel e sete airbags (duplos frontais, laterais e do tipo cortina e mais um para os joelhos do motorista). Alguns equipamentos foram retirados do modelo nacional, mas são itens de série no modelo vendido no México e nos Estados Unidos, como faróis auxiliares de LEDs nos para-choques; repetidores da luz de direção embutidos nos retrovisores; controle de estabilidade (ESP), o sistema multimídia SYNC com viva-voz, volante multifuncional, conexão Bluetooth e entrada USB para o som e iluminação nos espelhos dos para-sóis. A pintura metálica ou perolizada são pagas à parte. Fica faltando ainda a opção do câmbio automático, que é oferecida entre seus concorrentes. A garantia do New Fiesta é de 3 anos sem limite de quilometragem.
Sob o capô está o eficiente motor 1.6 litro 16V Sigma flex, fabricado em Taubaté (SP), que gera uma potência máxima de 115 cavalos, com etanol (110 cv com gasolina) e tem o torque máximo de 16,2 kgfm com álcool (15,8 com gasolina). O propulsor tem um ronco esportivo que instiga o motorista a acelerar cada vez mais. Com acelerações vigorosas para um sedan compacto, o New Fiesta confere agilidade no uso urbano e na estrada.
O consumo de combustível não é um exemplo a ser seguido pela categoria. Na cidade, por exemplo, a média com etanol ficou em torno de 7 km/l e na estrada 10,4 km/l (etanol), que com o tanque de 47 litros deixa a autonomia com limite reduzido.
Em termos de desempenho, o New Fiesta sedan oferece boa estabilidade e dinâmica nas curvas, méritos da suspensão acertada, que usa o sistema MacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Os buracos são sentidos no interior a todo o instante, mas nada que incomode no dia-a-dia. As acelerações e retomadas são feitas sem cerimônia, com o auxílio do ótimo câmbio manual de cinco marchas, com engates justos e firmes, mas que se mostram cansativos. As trocas são feitas junto com pequenos “cliques”, os quais incomodam bastante. As três primeiras marchas são de relação mais curta, enquanto a quarta e quinta marchas, parecem um pouco mais longas. Mesmo com disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, o New Fiesta Sedan se deu bem nas frenagens, transmitindo muita segurança, porém, incomodou um pouco os pequenos chiados no freio dianteiro, os quais participaram ativamente de todo o teste - o modelo avaliado tinha apenas 8 mil quilômetros rodados.
Outro senão fica por conta da frente do carro, que raspa com freqüência em lombadas e valetas. Sair de uma garagem com calçada alta fica complicado e se torna um exercício de paciência. O interior mostrou sinais de cansaço, devido a pequenos barulhos internos, que viam da porta do carona e do banco traseiro. Mas tirando esses pormenores, o New Fiesta é um sedan bem agradável de dirigir, confortável e tem arrancadas excelentes.
FICHA TÉCNICA
PREÇO: A partir de R$ 49.900
ORIGEM: México
CONSUMO*: Cidade: 10,8 km/l (G), 7,0 km/l (A); estrada:15,1 km/l (G), 10,4 km/l (A)
Carroceria:.............................................. Sedan 5 portas
Motor:...................................................... Ford Sigma 1.6 Flex
Número e disposição dos cilindros:.... 4 (quatro) em linha
Diâmetro do cilindro:............................. 79,0 mm
Curso dos êmbolos:.............................. 81,4 mm
Cilindrada:.............................................. 1.6 (1596 cm³)
Potência:................................................. 110 cv a 6250 rpm (gasolina) 115 cv a 5500 rpm (etanol)
Torque:.................................................... 155 Nm a 4250 rpm (gasolina) 159 Nm a 4250 rpm (etanol)
Rotação de marcha lenta:..................... 750 rpm
Rotação máxima:................................... 6.450 rpm
Relação de compressão:...................... 11,0:1
Transmissão
Manual:.................................................... 5 marchas à frente e ré
Freios
Dianteiro..............................................Disco
Traseiro..............................................Tambor
Opcional..............................................ABS
Suspensão
Dianteiro.............................................MacPherson
Traseiro...............................................Eixo de torção
Desempenho
Aceleração 0–100 km/h:....................... 11,5 s (etanol)
Velocidade máxima:.............................. 190 km/h
Consumo (km/l):
Cidade (NBR 6601):.............................. 11,9 (gas)/ 8,3 (etanol)
Estrada (NBR 7024):............................. 12,7 (gas)/ 8,7 (etanol)
Média ponderada:................................. 12,3 (gas)/ 8,5 (etanol)
(Números ajustados com base no Conpet - divulgados pela marca)
Capacidades (kg)
Peso do veículo em ordem de marcha:.................................. 1.162
Distribuição da massa em ordem de marcha por eixo:
Eixo dianteiro:........................................ 668
Eixo traseiro:.......................................... 494
Capacidade de carga:.......................... 375
PBT:......................................................... 1.537
Massa máxima admissível:
Eixo dianteiro:........................................ 839
Eixo traseiro:.......................................... 817
Tanque de combustível (L):................... 47
Porta-malas (L):..................................... 440 (VDA)
Dimensões externas (mm)
Comprimento:......................................... 4.410
Largura com espelhos:.......................... 1.972
Espelhos dobrados:.............................. 1.697
Altura em ordem de marcha:................ 1.446
Entre-eixos:............................................. 2.489
Bitola:...................................................... 1.465
Pneus:..................................................... 185/60 R15
Rodas:..................................................... 6 x 15", de liga leve
Texto e Fotos: Marcus Lauria
Galeria: Avaliação - Ford New Fiesta Sedan SE 1.6 16V 2011