Por causa de alguns irresponsáveis que misturam bebida, pouca idade e falta de habilidade com carros mais potentes, o deputado Paulo Folleto (PSB - Espírito Santo) propôs o Projeto de Lei 2332/11 no qual sugere a exigência da carteira de habilitação tipo C para que motorista possa conduzir carros com potência superior a 300 cavalos de potência.
O Projeto de Lei foi motivado pelos recentes acidentes envolvendo carros de alta potência que infelizmente terminaram com vítimas fatais. Claro que existem "acidentes", causados por uma eventualidade qualquer, mas tem como objetivo claro tentar minimizar aqueles acidentes causados por motoristas jovens que misturam bebida e direção, como o caso do Camaro vermelho onde o condutor - um jovem de 19 anos - que ganhou o carro do pai - um político - e que após sair de uma "balada" invadiu a motofaixa e bateu em quatro carros na Avenida Sumaré, na Zona Oeste de São Paulo, depois, segundo a polícia, atropelou duas mulheres na Ponte da Freguesia do Ó e seguiu pela Avenida Inajar de Souza onde colidou com outros carros, matando uma pessoa.
A habilitação do tipo C já é exigida para condutores de veículos de carga com peso superior a 3,5 toneladas. Para o motorista obter esta habilitação, deverá ter carteira da categoria B há pelo menos 1 ano e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima. Também não pode ser ser reincidente em infrações média nos últimos 12 meses.
Para virar lei, o projeto precisa ser votado pelas comissões de Viação e Transporte, de Constituição e Justiça e de Cidadania.
E vocês leitores, são a favor desta proposta?