Avaliar um carro novo e bem equipado é muito interessante, mas nem tudo são flores. Como pode acontecer com qualquer pessoa, aconteceu conosco. Apesar de ser um fato banal, vamos falar sobre isso. No terceiro dia com o modelo, ao voltar do escritório para casa na Rodovia Castelo Branco, um barulho começa e logo percebemos que um dos pneus estava murcho. O traseiro do lado direito.
Uma noite fria e com vento forte no acostamento da rodovia foi o cenário para a troca do pneu. Vamos lá:
Retirando a capa de proteção do estepe
O primeiro desafio foi tirar a proteção do estepe. Uma pequena peça plástica, um tanto quanto frágil disponível no porta-malas, é a "chave" para tirar o parafuso da proteção do estepe, o qual é preso por dois parafusos. Um dos parafusos é comum e retirado com a chave normal. O outro possui um formato diferenciado (com segredo) e que só pode ser retirado com o adaptador disponível para aquele carro. Os mais afobados podem não ficar atentos a este detalhe. Outro ponto importante: o estepe, também em liga leve, é extremamente pesado. Uma mulher teria sérias dificuldades em remover o estepe do suporte, o qual é relativamente alto.
Retirando as tampas cromadas da roda
Para desparafusar as rodas, também é necessário usar a peça plástica amarela para tirar as proteções cromadas dos parafusos. Se tentar colocar a chave de roda sem tirá-los, nada feito. Na sequência, procedimento normal de troca. Tirar a roda com pneu furado é fácil. Colocar o estepe na posição correta, devido ao peso, é um pouco chato. Depois de um tempo, acertei os furos e pronto. Coloquei as proteções cromadas nos parafusos e pronto.
Para colocar a roda com pneu furado no suporte do estepe também é uma furada. A roda é pesada e acertar o encaixe, sozinho, é muito difícil. A recomendação neste caso é jogar o estepe no porta-malas e ir embora.
Talvez a noite fria e a pouca iluminação tenham feito esta experiência, desagradável mas comum, se tornar um pouco complicada e desgastante. Como o carro tem um bom apelo entre as mulheres, a dica para o pneu furado é pedir ajuda... para o seguro, para o marido/namorado/irmão/pai.
Neste caso, um estepe com roda de aço, apesar de ser esteticamente feio, seria algo mais prático. Como o estepe faz parte do "visual off-road" do carro, essa possibilidade não aprovada pela maioria dos consumidores.
Galeria: Garagem CARPLACE: Trocando um pneu furado do AirCross