O Toyota Corolla comemora seu 45º aniversário neste mês. Ao longo deste período, o Corolla tornou-se um dos carros mais populares do mundo. Comercializado em cerca de 150 países, o Corolla, desde seu lançamento em novembro de 1966 até 2010, já vendeu mais de 35 milhões de unidades, sendo reconhecido como o carro global mais vendido da indústria automotiva mundial.
No mercado brasileiro, o Corolla chegou em 1994 em sua sétima geração e começou a ser fabricado em 1998, na fábrica da Toyota em Indaiatuba, em São Paulo.
O desenvolvimento do Corolla começou quando o Japão realizou investimentos em infra-estrutura em decorrência dos Jogos Olímpicos de 1964. Desde pequenas ruas até rodovias de alta rodagem foram construídas, aumentando as possibilidades de deslocamento. O automóvel começou a ter grande relevância e a Toyota aproveitou o momento para inserir o Corolla.
Para o Corolla, a Toyota construiu uma fábrica somente para a produção desse primeiro modelo, a Fábrica de Takaoka, na cidade de Toyota, no Japão. Atualmente, esta planta conta com 1,1 milhão de m² e capacidade para 600 mil carros por ano.
Neste primeiro modelo da década de 60, quando os carros no Japão eram equipados com motores 1.0L, a Toyota desenvolveu um motor de 1.1L que fez sucesso no mercado local. Logo após o início das vendas, 15 Corolla foram exportados para a Austrália e, no ano seguinte, o número subiu para 15 mil unidades.
Em 1968, teve início as exportações para os Estados Unidos e, um ano depois, mais de 100 mil Corolla já corriam pelo mundo. Em 1970, quatro anos após seu lançamento, a primeira geração do Corolla já havia se tornado o carro mais exportado do mundo.
Origem do nome
O nome Corolla foi definido após intensa pesquisa da equipe de desenvolvimento com o objetivo de criar uma marca visando o mercado internacional. Uma série de dicionários em inglês, italiano, francês e livros da antologia japonesa foram consultados até se chegar na palavra em latim Corolla, que significa “coroa de flores”.
As Gerações do Corolla1ª Geração – 1966 a 1970
O Corolla foi lançado com o slogan: "Ser o carro mais procurado pelo mercado global, apresentando ao mundo a essência da tecnologia da Toyota". Segundo a marca, o Corolla, já na primeira geração, introduziu novos recursos e equipamentos comparáveis aos encontrados em modelos mais sofisticados. Como resultado, o Corolla conquistou o público e alcançou um sólido primeiro lugar em vendas no mercado interno, apenas três anos após seu lançamento.
2ª Geração 1970 a 1974
A infra-estrutura rodoviária no Japão estava em franco desenvolvimento no período e, em 1969, a estrada que liga Tóquio ao sul do país foi inaugurada, com aproximadamente 500 km. O desafio do segundo Corolla foi cobrir toda a distância dessa rodovia sem reabastecer. Assim, foi idealizado o inédito tanque de 45 litros para a segunda geração Corolla.
3ª Geração 1974 a 1979
A terceira geração Corolla foi introduzida com características de segurança e conforto equivalente aos carros considerados luxuosos e, ao mesmo tempo, mantendo o aspecto de carro de família. Com elevado nível de eficiência de consumo de combustível, esse modelo se adequou às normas de emissão de gases poluentes, que havia se tornado um problema social em escala global no período. Assim, essa geração fez o mundo reconhecer seu alto nível técnico. Neste período, as exportações atingiram a marca de 300 mil unidades/ano.
4ª Geração 1979 a 1983
Para ser um verdadeiro concorrente internacional, a quarta geração Corolla passou por testes rigorosos. Protótipos de veículos foram enviados pelo mundo, onde ocorreram testes de compatibilidade local. Por exemplo, testes de cruzeiro de alta velocidade foram rodados na Autobahn, da Alemanha. Desempenho aerodinâmico e de conforto foram realizados em estradas de tijolos da Bélgica. Testes de resistência térmica ocorreram no deserto, em pleno verão dos EUA e testes em baixas temperaturas no Canadá.
5ª Geração 1983 a 1987
A quinta geração foi marcada pelo intenso investimento em pesquisas de segurança. A carroceria do Corolla deveria absorver a energia do impacto e proteger os passageiros em caso de colisão do veículo. O número de protótipos para desenvolver a quinta geração foi de 600 unidades. Desses, aproximadamente 100 foram usados especificamente em testes de colisão. Além disso, os computadores também foram utilizados para analisar os resultados dos testes.
6ª Geração 1987 a 1991
Para a sexta geração Corolla foram feitos esforços para a redução de ruídos sentidos no interior do carro e provocados, por exemplo, pelo motor, pela rodagem na estrada e pelo vento. Na época, esse era um campo desconhecido e foi desenvolvido uma tecnologia computadorizada para analisar e identificar padrões de som. Usando esse sistema, era possível reconhecer a fonte de oito tipos de sons simultaneamente. Com base nos resultados das análises, conseguiu-se reduzir a vibração de componentes e até mudar o tom de ruídos, criando ambiente confortável no interior.
7ª Geração 1994 a 1997
Desenvolvimento da sétima geração Corolla sofreu transformações importantes para levar o carro a uma nova dimensão. A Toyota se baseou principalmente em três pontos cruciais: Design externo e interno para oferecer visual agradável para quem vê de fora e conforto os passageiros; desempenho para ter a performance de um veículo robusto e; segurança para manter a confiança dos clientes com o Corolla. Esta foi a primeira geração do Corolla comercializado no Brasil, ainda em regime de importação.
8ª Geração 1997 a 2002
A oitava geração Corolla foi um marco no Brasil. Foi o primeiro Corolla a ser fabricado no país, a partir de 1999, na fábrica de Indaiatuba (SP). O alto índice de eficiência no consumo de combustível e uma carroceria rígida e aperfeiçoada seguindo os padrões de segurança foram alcançados através da redução de peso significativa do carro. Outro detalhe foi a atenção dada aos materiais recicláveis introduzidos na fabricação do carro e a diminuição na emissão de gases poluentes.
9ª Geração 2002 a 2008
Pela primeira vez na história da Toyota, o Corolla teve seu design exterior redesenhado seguindo linhas europeias. Para o Brasil, foi desenvolvido o motor Flex, um trabalho em conjunto das engenharias da Toyota do Brasil e do Japão. Foi a primeira vez que a Toyota Motor Corporation desenvolveu a tecnologia bicombustível e, no caso, exclusivamente voltada ao mercado brasileiro.
10ª Geração A partir de 2008
A décima geração Corolla foi desenvolvida com design mais moderno, esportivo e sofisticado, com novos equipamentos de série, acabamento interno aprimorado e nova família de motores e transmissões para as versões XLi e GLi 1.8L 16V Flex, além dos modelos XEi e Altis, com câmbio automático e motor de 2.0L 16V Flex.
Fonte: Divulgação Toyota
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