Em breve, 24 rodovias do estado de São Paulo contarão radares que são capazes de fazer a leitura das placas e detectar se o carro está com licenciamento atrasado. Se o motorista for flagrado pelo radar, ele será parado e receberá multa de R$ 191,54, por infração considerada gravíssima, além de sete pontos na carteira. Serão 61 equipamentos no total.
Após a multa, o veículo será recolhido no pátio até a regularização. Para piorar ainda mais a situação, o proprietário terá que bancar os custos de remoção e diárias no pátio.
Os radares funcionam da seguinte forma: a informação da placa é encaminhada por um sistema de rádio à base da polícia. Os números e letras são pesquisados num banco de dados que informa se o veículos está em situação irregular. Se ele estiver sem licenciamento, for fruto de roubo ou dívida, um sinal visual e sonoro é emitido. Esse processo demora menos de um minuto. A partir do aviso, o policial pode fazer a abordagem do veículo na estada (geralmente num ponto mais a frente existe uma base esperando o infrator chegar).
Fonte: Jornal Destak SP