Parece que aquele Focus ST mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado não estava lá por acaso. Recentemente, ao apresentar o Novo Focus com motor 1.6 Sigma Flex, a Ford disse que 2010 será o ano do Focus no Brasil. Além do motor 2.0 Flex e da versão top de linha Titanium que chegam no ano que vem, a Ford também deve lançar Focus ST no mercado nacional.
Mas nem tudo é perfeito. A informação levantada pela Revista Quatro Rodas aponta que o Focus ST brasileiro será esportivo só no visual, pois manterá o mesmo propulsor 2.0 Duratec das versões normais. Ainda não se sabe se o Focus ST será oferecido na configuração de duas portas.
Na Europa, o Focus ST "original" é equipado com o motor 2.5 Duratec Turbo que gera 222 cavalos de potência a 6.100 rpm e o impressionante torque de 32,6 kgfm a apenas 1.600 giros. Como resultado, o Focus ST europeu precisa de apenas 6.6 segundos para acelerar de 0 à 100k/h.
Já a nova vesão Titanium, também mostrada no Salão do Automóvel, será a nova top de linha do Focus, ficando acima da versão Ghia.
Apesar do Focus estar atualizado com o mercado europeu, já existem rumores de que a Ford pode apresentar no Salão de Detroit em janeiro do ano que vem uma nova geração do modelo, a qual começaria a ser comercializada nos EUA a partir do segundo semestre de 2010.