Chevrolet explica motor 2.4 Ecotec do Captiva - Na estrada consome 14,9 km/l?
Chevrolet explica motor 2.4 Ecotec do Captiva - Na estrada consome 14,9 km/l?
A Chevrolet passa a oferecer a partir deste mês de fevereiro de 2009, o Captiva Sport Ecotec, a nova versão de seu utilitário-esportivo equipada com motorização Ecotec, de 2.4 litros 16V VVT, que desenvolve 171 cv de potência e transmissão automática - com Active Select (sequencial). Segundo a marca, o consumo do utilitário na estrada é de 14,9 km/l.
Segundo a Chevrolet, o motor da família Ecotec é um dos mais eficientes produzidos pela engenharia da General Motors em todo o mundo. Esse motor, assim como o 3.6 V6, é global, ou seja, equipa outros veículos da empresa no mundo, tais como os modelos Saturn Aura, Pontiac G6, Chevrolet HHR, Pontiac Solstice, Saturn Sky, Chevrolet Malibu e o Saturn VUE, nome dado ao Captiva nos Estados Unidos.
Os motores Ecotec são produzidos em várias localidades ao redor do mundo. O propulsor que equipa o Chevrolet Captiva Ecotec que será vendido no Brasil vem normalmente de Spring Hills, no Tenesse (Estados Unidos), e ele tem as mesmas características construtivas dos que são feitos em Tonawanda (Estados Unidos); Kaiserslautenrn (Alemanha) e Xangai (China).
A primeira aplicação do motor Ecotec 2.4 litros foi no Chevrolet Cobalt, mas a família de motores Ecotec teve sua primeira aplicação em 2000, na versão 2.2 litros, no Saturn L Series. Em 2001, passou a equipar diversos modelos europeus e norte-americanos da General Motors.
O Ecotec é um motor do tipo DOHC (Dual Overhead Camshaft) a gasolina de 2.384 cc de cilindrada 16V, de quatro cilindros, que desenvolve 171 cavalos de potência a 6.200 rpm, e tem um torque de 22,2 kgfm a 5.100 rpm.
Segundo a marca, esta motorização tem a capacidade de mesclar potência, com economia de combustível, baixos níveis de ruído e baixos níveis emissões. Outra característica deste propulsor é a presença de componentes em alumínio, tais como cabeçote, bloco e cárter.
Também colaboram para a eficiência do motor Ecotec 2.4 o coletor de admissão plástico e o comando de válvulas variável, que otimizam a entrada de ar/combustível e, consequentemente, o regime de rotação e funcionamento do motor.
O motor Ecotec 2.4 litros utiliza dois eixos balanceadores laterais internos ao bloco que representam a melhor tecnologia disponível nesta área para motores deste porte, pois tem melhor eficiência tornando o motor mais silencioso, com baixos níveis de vibração.
Desempenho e Consumo
A Chevrolet informa que o Captiva 2.4 Ecotec acelera de 0 a 100 km/h em 11s3 e faz 10 km/litro na cidade e 14,9 km/litro na estrada - média combinada de 11,7 km/litro.
O modelo possui sistema “drive-by-wire” (acelerador eletrônico), que faz com que o Captiva Sport Ecotec, item que oferecer uma dirigibilidade mais suave e sem trancos quando se acelera ou se tira o pé rapidamente do pedal da direita.
Outro atributo do motor Ecotec, segundo a marca, é sua durabilidade. Ele foi submetido aos mais duros e abrangentes processos de validação da General Motors. O Chevrolet Captiva Ecotec também rodou milhões de quilômetros em vários tipos de estradas e em locais com os mais variados climas e temperaturas.
Compare Preços: Chevrolet Captiva, Chevrolet Zafira, Chevrolet Meriva, Hyundai Santa Fé, Hyundai Tucson, Kia Sportage, Ford Ecosport, Honda CR-V, Porsche Cayenne, VW Touareg, Mitsubishi Pajero, Mitsubishi Pajero TR4
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Chevrolet Equinox sobe de preço apenas um mês após chegar ao Brasil
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025