Petrobrás inaugura o 1° posto de abastecimento para veículos movidos a hidrogênio do Brasil
Petrobrás inaugura o 1° posto de abastecimento para veículos movidos a hidrogênio do Brasil
A Petrobras Distribuidora vai inaugurar nesta quarta-feira, dia 1° de julho, a primeira estação do Brasil capaz de abastecer veículos movidos a hidrogênio. A unidade funcionará no complexo onde se localiza a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), em São Bernardo do Campo, São Paulo.
A iniciativa faz parte do projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio, que também será apresentado nesta quarta-feira, na EMTU/SP, e que foi implantado por um consórcio formado, além da BR, pela AES Eletropaulo, Ballard Power Systems, EPRI International, Hydrogenics, Marcopolo, Nucellsys e a Tuttotrasporti. O projeto foi conduzido em parceria com o Ministério de Minas e Energia, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Global Environment Facility (GEF) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
A estação poderá gerar até 120 kg de hidrogênio por dia a uma pressão de 450 kg/cm2, capaz de abastecer até três ônibus com autonomia para cerca de 300km. Num primeiro momento, armazenará hidrogênio suficiente para apenas um ônibus. Posteriormente, com a entrada em operação de mais veículos, esta capacidade será estendida até o máximo previsto.
O objetivo do projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio é desenvolver o uso de tecnologia de produção e aplicação veicular de hidrogênio no Brasil, propiciando a criação de um novo mercado de transporte coletivo com emissão zero de poluentes.
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro